PUBLICIDADE

RS: governo federal confirma recursos para recuperação do Mercado Público

7 jul 2013 - 14h37
(atualizado às 14h54)
Compartilhar
Exibir comentários
Incêndio atinge prédio histórico no centro de Porto Alegre:

A presidente Dilma Rousseff prometeu ajuda financeira do governo federal para a reconstrução do Mercado Público de Porto Alegre, que ficou destruído após um incêndio na noite do último sábado. Neste domingo, Dilma telefonou para o prefeito da capital gaúcha, José Fortunati (PDT), para lamentar o incidente.

“O Mercado faz parte da alma de Porto Alegre”, disse a presidente durante a ligação. Apesar de nascida e criada em Belo Horizonte, Dilma fez sua carreira como gestora pública no Rio Grande do Sul, onde atuou até integrar a equipe de transição do então presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, em 2002.

Ao oferecer recursos federais para reconstruir o prédio, a presidente indicou como fonte dos recursos a divisão de Cidades Históricas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A Presidência da República, no entanto, não disse qual o montante a ser destinado ao governo municipal.

Além do pedido de recursos para a recuperação do local, Fortunati afirmou também que tentaria, com Dilma, uma linha especial de crédito do BNDES para os comerciantes que foram prejudicados com o incêndio. "Além dos quase R$ 7 milhões do Fundo do Mercado, mais o próprio seguro que o Mercado tem contra incêndio, vamos reivindicar mais pra a restauração com todas as condições". 

Incêndio destrói parte do mercado

As chamas no Mercado Público começaram às 20h34, segundo o Corpo de Bombeiros. Logo depois, o prefeito José Fortunati (PDT) chegou ao local e confirmou que "dois dos quatro quadrantes foram consumidos". Ninguém ficou ferido e as causas ainda são desconhecidas.

Dados preliminares apontam que 30% do edifício tenha sido destruído, com problemas concentrados nas fachadas para as avenidas Borges e Siqueira Campos, onde teria iniciado o fogo. 

Durante o incêndio, em frente ao Mercado Público, pessoas estavam perplexas e revoltadas com a ação do Corpo de Bombeiros, que julgaram ter sido inefeciente. 

Segundo Fortunati, o Mercado Público estava com hidrantes e extintores de incêndios revisados e calibrados, com a última revisão datando de abril, após uma vistoria dos Bombeiros. Segundo o prefeito, o plano de prevenção contra incêndio (PPCI), vencido desde 2007, já havia sido refeito e aguardava apenas a aprovação dos Bombeiros, uma "etapa burocrática".

Por volta das 11h de hoje, funcionários, Fortunati e equipes do Estado e da prefeitura visitaram o andar térreo do prédio. "A equipe da Smov (Secretaria Municipal de Obras e Viação) vai fazer laudo pericial, que é importante para saber como as paredes foram afetadas, ou não, e em que medida poderemos utilizar as paredes externas no andar de cima", afirmou o prefeito.

Mercado Público
Um dos principais cartões postais de Porto Alegre, o Mercado Público já registrou outros três incêndios em seus 140 anos de história: em 1912, 1972 e 1979, este último no ano em que foi tombado como Patrimônio Histórico e Cultural do Município. Na década de 1990 o prédio passou por uma restauração em toda a estrutura, que durou sete anos.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade