Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

RJ: moradores de Xerém podem pedir aluguel social a partir desta 6ª

25 jan 2013 - 00h00
(atualizado às 00h00)
Compartilhar
Exibir comentários

Os moradores de Xerém, em Duque de Caxias, que perderam as casas no temporal do início do mês vão começar a receber o aluguel social. A partir desta sexta-feira, o primeiro grupo deve ir à agência do Banco do Brasil, no próprio distrito, e apresentar documento de identidade e o laudo de interdição ou da perda do imóvel para dar entrada no benefício. Ao ser liberado, o valor (R$ 500) será depositado em um cartão eletrônico.

Chuva provoca estragos em Xerém, em Duque de Caxias
Chuva provoca estragos em Xerém, em Duque de Caxias
Foto: Mauro Pimentel / Terra

Relembre a maior tragédia climática já vivida no Brasil

De acordo com o prefeito Alexandre Cardoso, a verba para o pagamento do aluguel social foi liberada pelo Ministério da Integração Nacional.

"Além da liberação da verba por parte do Ministério da Integração Nacional, conseguimos junto ao Banco do Brasil, que não seja cobrada a taxa pelo cartão eletrônico. Com isso, a partir desta sexta-feira, as pessoas devem comparecer à agência do banco, na Praça da Mantiquira, para darem entrada no benefício. O prazo para retirar o cartão é até 12 dias", explicou.

Segundo Cardoso, com o repasse, os moradores podem iniciar a procura por uma casa ou apartamento. O aluguel social será pago por até seis meses para quem teve o imóvel destruído, e dois meses para aqueles que viviam em imóvel alugado. A prefeitura também recebeu verba para a higienização das residências que foram invadidas pela lama e não foram interditadas por técnicos do Instituto Estadual de Ambiente (Inea) e da Defesa Civil do município.

O prefeito citou opções de moradias para quem perdeu a casa na enxurrada. "O primeiro, são apartamentos no condomínio que estão em fase de conclusão no bairro de Nossa Senhora do Carmo, e fazem parte do programa federal Minha Casa, Minha Vida. O habite-se será dado até o dia 20 de março. Os apartamentos são de dois quartos, sala, cozinha e banheiro, área de lazer e centro comunitário."

A segunda alternativa é um projeto habitacional da prefeitura no Campo da Pedreira, onde serão construídas 46 casas pré-moldadas. Como ainda está em fase de estudo, o condomínio deverá ficar pronto de sete a oito meses. As casas também terão dois quartos, sala e dependências.

Histórico de deslizamentos

Em janeiro de 2011, a baixada fluminense enfrentou a maior tragédia climática da história do Brasil. Foram 918 mortos e mais de 215 desaparecidos após as fortes chuvas que atingiram sete municípios da região. As cidades mais atingidas foram Nova Friburgo, Petrópolis, Teresópolis, Bom Jardim, Areal, Sumidouro e São José do Vale do Rio Preto.

No ano anterior, em 2010, uma série de deslizamento deixou 30 mortos em Angra dos Reis nas primeiras horas do dia 1º de janeiro. O deslizamento de uma encosta atingiu uma pousada e sete casas na Ilha Grande, matando pelo menos 19 pessoas. No continente, 11 pessoas morreram em outro desmoronamento.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade