Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

RJ: chuva provoca deslizamentos e deixa desabrigados em Angra

3 jan 2013 - 07h11
(atualizado às 18h49)
Compartilhar
Exibir comentários

A administração da nova prefeita de Angra dos Reis, Conceição Rabha (PT) começou com diversos desafios. Desde as primeiras horas de 2013 a cidade enfrenta chuvas fortes que deixaram Angra em situação de emergência, segundo a Defesa Civil do Município. Na madrugada desta quinta-feira, foram registrados vários deslizamentos e pelo menos 15 pessoas ficaram feridas.

Internauta registra estrago causado pela chuva em Angra dos Reis
Internauta registra estrago causado pela chuva em Angra dos Reis
Foto: Ines da Cunha Seppi / vc repórter
A região mais atingida foi a zona oeste da cidade, principalmente nos bairros Bracuí, Santa Rita, Frade e Parque Mambucaba. Segundo as primeiras informações, pelo menos oito casas haviam desabado e 40 pessoas haviam sido realocadas para a Escola Municipal Prefeito José Luiz Ribeiro Reseck, no Frade.
 
A cúpula da Defesa Civil e a prefeita percorreram os bairros mais atingidos durante a madrugada. A cidade também recebeu ajuda da Defesa Civil do Estado, que forneceu colchonetes para eventuais novos desabrigados.
 
Segundo a Defesa Civil de Angra, os deslizamentos acontecem pelo grande volume de chuva que caiu nas últimas horas. Ao todo, foram 183 mm, o suficiente para decretar estado de emergência.
 
Área de instabilidade 
Segundo a Climatempo, a chegada de uma frente fria ontem ao Rio de Janeiro favoreceu a formação de nuvens muito carregadas que provocaram temporais em áreas do centro-sul do Estado. 
 
Os volumes que já foram acumulados na Serra e na Baixada Fluminense são extremamente altos e estas áreas seguem em alerta nesta quinta-feira para o risco de enchentes e deslizamentos de terra, pois há condições para mais chuva.
 
De acordo com os dados do Instituto Nacional de Meteorologia, entre às 15h de ontem e às 6h horas desta quinta-feira, foram acumulados 169 mm em Xerém. Em Teresópolis foram acumulados 130 mm entre às 18 horas de ontem e às 06 horas de hoje.
 
Na capital, de acordo com os dados da Georio, o maior volume acumulado entre ontem e o começo da manhã de hoje foi na avenida Brasil com 48 mm. No entanto os volumes de chuva na cidade do Rio devem aumentar nas próximas horas e a cidade também fica em atenção para o risco de alagamentos.
 

Histórico de deslizamentos

Em janeiro de 2011, a baixada fluminense enfrentou a maior tragédia climática da história do Brasil. Foram 918 mortos e mais de 215 desaparecidos após as fortes chuvas que atingiram sete municípios da região. As cidades mais atingidas foram Nova Friburgo, Petrópolis, Teresópolis, Bom Jardim, Areal, Sumidouro e São José do Vale do Rio Preto.

No ano anterior, em 2010, uma série de deslizamento deixou 30 mortos em Angra dos Reis nas primeiras horas do dia 1º de janeiro. O deslizamento de uma encosta atingiu uma pousada e sete casas na Ilha Grande, matando pelo menos 19 pessoas. No continente, 11 pessoas morreram em outro desmoronamento.

Colaborou com esta notícia a internauta Ines da Cunha Seppi, de Angra dos Reis (RJ), que participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

Com informações do Jornal do Brasil

vc repórter
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade