PUBLICIDADE

Cidades

Dia mais frio do ano tem -5º C no Sul e congela cachoeira

9 jun 2016 - 11h48
(atualizado às 13h58)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Marília Sutil/ Prefeitura de Urupema

A forte presença do ar polar sobre a Região Sul do Brasil provocou frio extremo na madrugada desta quinta-feira, 9 de junho, que se tornou o dia mais frio de 2016 no Brasil até agora. O Epagri-Ciram registrou 5,3°C abaixo de zero em Urupema, na serra catarinense, e o Instituto Nacional de Meteorologia mediu 5,0°C em General Carneiro, no Paraná.

A madrugada de 9 de junho foi a mais fria deste ano até agora nas três capitais da Região Sul. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou uma temperatura mínima de 2,1°C em, onde a geou com moderada intensidade. Esta foi a menor temperatura registrada pelo Inmet na capital do Paraná desde 16 de junho de 2015, quando a mínima foi de 1,9°C. O recorde anterior de frio em 2016 era de 3,3°C no dia 1 de maio.

Foto: Marília Sutil/ Prefeitura de Urupema

Em Florianópolis, capital de Santa Catarina, a temperatura mínima foi de 4,2°C, sendo que o recorde anterior era de 5,7°C em 8 de junho. O recorde de menor temperatura do ano foi batido pelo segundo dia consecutivo e a madrugada desta quinta-feira foi a mais fria em Florianópolis desde 24 de julho de 2013 quando fez 3,5°C.

Em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, o frio intenso também provocou geada, fenômeno que não é muito comum na cidade. O Instituto Nacional de Meteorologia registro uma temperatura mínima de 3,8°C. O recorde de frio anterior em 2016 era de 6,1°C em 5 de junho. Esta foi a menor temperatura em Porto Alegre desde 14 de agosto de 2014, quando fez 3,1°C.

Foto: Marília Sutil/ Prefeitura de Urupema

Pode esfriar mais?

A resposta é sim! A massa de ar polar que já atua forte sobre o Sul será reforça nesta sexta-feira por outra massa polar ainda mais forte. Como aconteceu nesta quinta-feira, o centro da massa polar, que é a região onde o frio é mais intenso, passará novamente sobre a Região Sul entre os dias 11 e 13 de junho. Por isto espera-se que as temperaturas fiquem ainda mais baixas no fim de semana e na segunda-feira, 13 de junho. Curitiba poderá tem temperatura abaixo de zero.

Foto: Marília Sutil/ Prefeitura de Urupema
Foto: Marília Sutil/ Prefeitura de Urupema
Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade