Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Raquel Lyra celebra destaque de Pernambuco no ranking nacional de transplantes de órgãos

A governadora Raquel Lyra participou de uma cerimônia em homenagem a familiares de doadores e instituições responsáveis pela posição de destaque de Pernambuco.

25 set 2025 - 07h34
Compartilhar
Exibir comentários

Em alusão ao Setembro Verde, campanha nacional de incentivo à doação de órgãos, a governadora Raquel Lyra participou, nesta quarta-feira, 24 de setembro, de uma cerimônia em homenagem a familiares de doadores e instituições responsáveis pela posição de destaque de Pernambuco no cenário nacional de transplantes.

Governadora Raquel Lyra destaca Pernambuco no ranking de transplantes.
Governadora Raquel Lyra destaca Pernambuco no ranking de transplantes.
Foto: Hesíodo Góes/Secom / Portal de Prefeitura

De acordo com a Revista Brasileira de Transplantes (RBT), publicada pela Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), o Estado registrou, no primeiro semestre de 2025, 47,4 transplantes renais por milhão de habitantes, superando todas as demais unidades da federação.

No quesito transplante cardíaco, Pernambuco alcançou a segunda colocação no ranking nacional, além de manter a segunda posição no Nordeste em transplantes hepáticos.

"Hoje é um dia de celebração, reflexão e reconhecimento. A gente faz aqui uma homenagem àquelas pessoas e àquelas instituições que têm trabalhado muito para salvar vidas por meio de transplantes. Pernambuco é um dos maiores centros deste tipo do Brasil e eu não tenho dúvida nenhuma de que vamos seguir entregando vida ao Nordeste e ao país", ressaltou a governadora Raquel Lyra, ao lado da vice-governadora Priscila Krause.  

Para a secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti, uma campanha como a do Setembro Verde é fundamental para que cada vez mais pessoas recebam informações sobre a doação de órgãos.

"A campanha Setembro Verde é importante porque nos faz lembrar que, para ter transplante, tem que ter doação. E a doação só acontece com a autorização da família em um momento de dor e sofrimento. Esse ato de generosidade e altruísmo possibilita salvar vidas", destacou.

O coordenador da Central de Transplantes de Pernambuco, André Bezerra, afirmou que a decisão de ser doador de órgãos é um gesto de amor.

"Essa decisão parte de uma família, passa pela tecnologia médica e retorna para salvar vidas. Por isso, é fundamental conversar em casa sobre o tema e deixar clara a vontade de ser doador", disse André. 

Presente na cerimônia, Elizabeth Silveira, que recebeu um coração há 8 anos, afirmou que o transplante lhe deu uma nova chance de vida.

"Eu agradeço todos os dias às famílias que, mesmo na hora da dor, dizem sim à doação de órgãos", ressaltou. Já Patrícia Maria da Fonseca, mãe de um doador, afirmou que apesar da dor da perda do filho, alguém teve a chance de receber uma nova vida. "Eu enxergo esse gesto como amor ao próximo", pontuou.

Durante o evento, a gestão estadual também homenageou familiares de doadores e instituições que se destacam na área do transplante de órgãos. O cirurgião Carlos Moraes, primeiro médico a realizar um transplante cardíaco em Pernambuco, em 1991, ressaltou a importância do momento.

"Esse é o reconhecimento do Governo do Estado pelo nosso trabalho, o trabalho de todos os médicos envolvidos com transplantes", disse.

O médico Frederico Castelo Branco, responsável técnico dos programas de Hemodiálise e Transplante Renal do Real Hospital Português, afirmou estar feliz em receber a homenagem em nome da instituição.

"O governo mostrou-se favorável a uma política que traz saúde e vida à população", afirmou. 

Participaram do evento o secretário estadual Alessandro Carvalho (Defesa Social) e o defensor público-geral de Pernambuco, Henrique Seixas. 

Confira, abaixo, a lista completa dos homenageados:

Patrícia  Maria da Fonseca Oliveira (Autorizou a doação dos órgãos do filho, que sofreu um acidente de carro em 2023)

Instituições:

Transplante Renal

  • Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira - IMIP;
  • Real Hospital Português;
  • Hospital Unimed Recife;
  • Hospital Santa Joana.

Transplantes cardíacos

  • Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira - IMIP;
  • Real Hospital Português; 
  • Hospital Santa Joana;
  • Hospital Memorial São José;
  • Hospital do Coração - Procape.
Portal de Prefeitura
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade