Quem é Henrique Fogaça, chef de restaurante cujo teto desabou
Fogaça é dono de dois empreendimentos, vocalista de uma banda de rock e ganhou destaque ao se tornar jurado do Masterchef Brasil
Cinco pessoas ficaram feridas e uma morreu após o desabamento do teto do restaurante Jamile, do chef Henrique Fogaça, localizado na Bela Vista, região central de São Paulo, no início da tarde desta quarta-feira, 8. De acordo com a assessoria de imprensa de Fogaça, ele não possui qualquer participação societária ou vínculo de propriedade com o restaurante e sua atuação se restringe à criação e assinatura do cardápio da casa.
Inaugurado em 2015, no Bixiga, o Jamile tem capacidade para cerca de 120 pessoas e apareceu no Guia Michelin em 2024 e em 2025.
Fogaça é proprietário do Sal Gastronomia, que tem duas unidades - uma na rua Bela Cintra, na região central, e outra no Shopping Cidade Jardim, na zona sul - e do Cão Véio, com cinco unidades nas cidades de São Paulo, Santana de Parnaíba (SP) e Curitiba (PR).
Fogaça nasceu em Piracicaba, no interior de São Paulo, e se interessou pela gastronomia quando veio morar na capital com a irmã, aos 22 anos. Na época, ele estudava Arquitetura e Comércio Exterior, mas decidiu mudar de rumo e cursar Gastronomia nas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Para ajudar a pagar os estudos, ele vendia lanches em um food truck.
Apesar do sucesso de seus empreendimentos, Fogaça ganhou destaque ao se tornar jurado do reality show Masterchef Brasil, na Band, em 2014, onde permanece até hoje. Ele deve estrear um novo programa na emissora, chamado Mundo do Sal, no ano que vem. A atração, que mistura reality show e documentário, abordará a importância do sal em diferentes áreas.
Além da carreira na gastronomia, o paulista também é vocalista e fundador da banda de hardcore Oitão e já lançou dois livros: Um Chef Hardcore, em 2017, e O Mundo do Sal, em 2021. Ele é pai de três filhos: Olivia, João e Maria Leticia.
Desabamento
O desabamento do teto do Jamile deixou uma pessoa morta e outras cinco feridas.
Inicialmente, o Corpo de Bombeiros disse que informações preliminares indicavam uma explosão de gás seguida de desabamento. No entanto, perto das 14h, a Polícia Militar atualizou a informação, dizendo que na verdade não teria sido explosão e sim o mezanino que desabou.
A assessoria de Fogaça disse que o chef está fora do País, mas manifesta sua solidariedade integral às vítimas e a seus familiares e acompanha de perto o desenrolar da situação.