Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Professora é investigada por maus-tratos a bebê de um ano em creche de São Leopoldo

Polícia apura agressões registradas por câmera de segurança; educadora foi demitida após denúncia

30 ago 2025 - 11h03
Compartilhar
Exibir comentários

A Polícia Civil abriu investigação contra uma professora de 50 anos suspeita de praticar maus-tratos contra uma criança de um ano em uma creche de São Leopoldo, na Região Metropolitana de Porto Alegre. O caso teria ocorrido no dia 20 de agosto, na Escola de Educação Infantil Estação da Criança, instituição particular conveniada à prefeitura.

Foto: Divulgação / Porto Alegre 24 horas

As imagens do circuito interno da sala de aula flagraram a educadora puxando crianças pelos braços e chegando a jogá-las para trás, o que fez com que algumas caíssem. A direção da escola informou que, ao revisar o vídeo, identificou "condutas inadequadas" e decidiu pela demissão imediata da funcionária.

De acordo com o delegado André Serrão Izidio da Silva, a investigação apura os crimes de maus-tratos e lesão corporal. Os pais da vítima registraram ocorrência após perceberem que o menino apresentava sinais de dor e comportamento incomum. Um laudo médico constatou lesão no braço da criança compatível com puxões, e não com queda acidental.

A diretora da escola foi ouvida pela polícia e relatou que o equipamento que armazenava as gravações de 1º a 20 de agosto foi furtado do carro dela dias após o episódio. O delegado informou que esse furto também está sendo investigado, assim como a possibilidade de outras crianças terem sido maltratadas.

A Secretaria Municipal de Educação de São Leopoldo declarou que acompanha o caso, oferecendo acolhimento à família. Já a instituição afirmou não compactuar "com qualquer forma de violência, negligência ou desrespeito no âmbito escolar".

Nota da prefeitura de São Leopoldo

"A Secretaria Municipal de Educação de São Leopoldo (SMED) informa que, nesta quinta-feira, 28 de agosto de 2025, recebeu, por meio de sua Ouvidoria, a informação sobre uma suspeita de violência envolvendo uma professora e uma criança em uma escola particular do município, do qual a Smed é conveniada.

A professora envolvida foi demitida imediatamente. A unidade de ensino também prestou atendimento inicial aos pais da criança.

O Núcleo de Enfrentamento à Violência Escolar (NEVE) da SMED já entrou em contato com a família, a fim de oferecer suporte pedagógico e acolhimento psicossocial a criança.

Vale salientar que a Assessoria Pedagógica da SMED recebeu a equipe diretiva da escola para iniciar um trabalho de escuta e acolhimento.

Reiteramos nosso total repúdio a qualquer forma de desrespeito ou violação dos direitos das crianças e reafirmamos nosso compromisso com a proteção, o cuidado e o bem-estar das crianças da rede municipal e conveniada. Seguiremos colaborando integralmente com as autoridades e com todas as medidas necessárias à apuração dos fatos.

São Leopoldo, 28 de agosto de 2025.

Secretaria Municipal de Educação (SMED)".

Nota da Escola de Educação Infantil Estação da Criança

"A Escola de Educação Infantil Estação da Criança, por intermédio de sua Direção, vem a público manifestar repúdio veemente ao episódio recentemente ocorrido em suas dependências, no qual restou constatada conduta de maus-tratos praticada por uma docente contra uma criança de 1 (um) ano e 6 (seis) meses de idade.

Cumpre destacar que tal ato é absolutamente incompatível com os princípios éticos, pedagógicos e de proteção integral que regem esta instituição, configurando grave violação aos direitos da criança, em especial aqueles assegurados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA (Lei nº 8.069/90), bem como pela Constituição Federal, que garante prioridade absoluta à dignidade, ao respeito e à integridade física e psicológica da infância.

Diante da gravidade do ocorrido, a Escola adotou imediatamente as seguintes providências:

- Demissão do profissional por justa causa

- Comunicação formal às autoridades competentes, para apuração dos fatos na esfera legal;

- Atendimento e apoio integral à criança e à sua família;

- Reforço das medidas internas de prevenção, fiscalização e monitoramento, a fim de resguardar o ambiente seguro e acolhedor que é dever desta instituição garantir.

Reafirmamos, perante toda a comunidade escolar e a sociedade em geral, que não compactuamos nem compactuaremos com qualquer forma de violência, negligência ou desrespeito no âmbito escolar. Nossa atuação permanecerá pautada no compromisso inabalável com a proteção da infância, a ética educacional e a integridade dos nossas crianças.

São Leopoldo, 28 de agosto 2025

Direção da Escola de Educação Infantil Estação da Criança".

Porto Alegre 24 horas
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade