Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Plebiscito para mudar nome de João Pessoa causa polêmica na Paraíba

Ministério Público Eleitoral emitiu parecer sobre o pedido, que foi feito por um advogado

27 out 2023 - 10h39
Compartilhar
Exibir comentários
João Pessoa, na Paraíba, tem plebiscito encaminhado ao TRE para mudança de nome da capital
João Pessoa, na Paraíba, tem plebiscito encaminhado ao TRE para mudança de nome da capital
Foto: Marco Pimentel/PBTUR/Divulgação

O Ministério Público Eleitoral (MPE) emitiu um parecer sobre o plebiscito para mudança do nome da capital da Paraíba, João Pessoa. O caso gerou polêmica entre os órgãos oficiais, que discutem a quem seria atribuída a responsabilidade de realizar o plebiscito.

O parecer foi emitido pela procuradora regional eleitoral Acácia Suassuna. Segundo a procuradora, o MPE não entrou no mérito sobre a realização do plebiscito para alteração do nome da cidade, havendo apenas uma análise técnica, no sentido de que convocações de plebiscitos e elaborações de termos de consulta popular competem à Assembleia Legislativa, por meio de lei. 

Por isso, segundo o MPE, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) é incompetente para apreciar o mandado de injunção. O parecer do Ministério Público Eleitoral foi tão somente pelo reconhecimento da incompetência do TRE e pela remessa dos autos ao Tribunal de Justiça da Paraíba para processar, analisar e julgar o feito, segundo o comunicado.

O Terra tentou contato com a Assembleia Legislativa da Paraíba, mas não obteve retorno. O espaço segue aberto para manifestação.

Mudança do nome

O plebiscito foi solicitado pelo advogado Raoni Vita, que busca discutir a mudança do nome da capital, de João Pessoa para Parahyba, nome utilizado antes da morte do político que deu nome à cidade. Segundo Vita, trata-se de uma “questão legal”.

A redação do Terra entrou em contato com o advogado e não obteve resposta até a publicação desta reportagem.

A definição dos termos da consulta é de responsabilidade da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), e só após os parâmetros serem definidos pelo órgão o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) poderá dar andamento à consulta pública.

A consulta popular está prevista na Constituição da Paraíba de 1988, mas nunca foi realizada e gera polêmica até hoje. Desde 1930, a cidade foi batizada em homenagem a João Pessoa, político assassinado aos 52 anos no Recife em julho daquele ano. Ele se candidatou meses antes a vice-presidente na chapa encabeçada por Getúlio Vargas. 

Na Paraíba, há grupos que nunca aceitaram a homenagem e defendem que o local volte a se chamar “Parahyba”, como antigamente.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade