Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Pernambuco investiga casos suspeitos de intoxicação por metanol; dois pacientes morreram

Fiscalização no estado foi reforçada para prevenir mais casos suspeitos

1 set 2025 - 22h50
(atualizado em 1/10/2025 às 08h24)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Pernambuco investiga três casos suspeitos de intoxicação por metanol, com duas mortes confirmadas, intensificando fiscalização em distribuidoras de bebidas para evitar novas ocorrências.
Casos ainda estão sob análise
Casos ainda estão sob análise
Foto: Portal de Prefeitura

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) de Pernambuco confirmou, nesta terça-feira, 30, três atendimentos suspeitos de intoxicação por metanol. Dois pacientes morreram e um perdeu a visão, mas ainda não há confirmação de que os óbitos tenham sido causados diretamente pela substância.

Os casos envolvem três homens, sendo dois moradores de Lajedo e um de João Alfredo, cidades do Agreste pernambucano. Eles foram encaminhados ao Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru, onde receberam atendimento médico.

Segundo a SES, em situações como essa o hospital notifica a ocorrência e registra as informações coletadas na anamnese, processo em que os profissionais avaliam os sintomas relatados pelos pacientes. Contudo, a investigação é realizada pelas vigilâncias da unidade do Estado. Nos óbitos com suspeita de intoxicação, o corpo é encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML), onde são feitos exames para conclusão.

Nos últimos dias, casos semelhantes foram registrados pelo País. Em São Paulo, já são cinco mortes confirmadas após ingestão de metanol. A suspeita é de que a substância esteja sendo adicionada a bebidas destiladas adulteradas.

Em Pernambuco, a Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) informou que, a partir das notificações, iniciou ações de fiscalização em distribuidoras de bebidas. Entre as medidas, estão a intensificação de inspeções em pontos de venda, coleta de amostras suspeitas para análise laboratorial, interdição preventiva de lotes e articulação conjunta com o Procon, o Ministério Público e forças de segurança.

Fonte: Portal Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade