PUBLICIDADE

Perícia encontra peças desgastadas em bonde acidentado no RJ

28 ago 2011 - 13h10
(atualizado às 13h13)
Compartilhar

A primeira perícia realizada na manhã deste domingo no bonde que se acidentou e matou cinco pessoas e feriu outras 55 na rua Joaquim Murtinho, em Santa Teresa, região central do Rio de Janeiro, apontou uma série de problemas. Havia peças desgastadas e um remendo feito com arame em um local onde deveria ter um parafuso. Além disso, os peritos constataram a superlotação do bonde, que podia transportar no máximo 38 pessoas e não 60, como aconteceu na tarde de sábado.

O secretário estadual de Transportes do Rio de Janeiro, Julio Lopes, admitiu uma série de problemas no sistema
O secretário estadual de Transportes do Rio de Janeiro, Julio Lopes, admitiu uma série de problemas no sistema
Foto: Murilo Rezende / Futura Press

O trabalho foi acompanhado por membros da comissão de acidentes do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea) do Rio, que também realizou vistoriou o veículo. O secretário estadual de Transporte, Júlio Lopes, confirmou que os bondes só voltarão a circular depois do fim dos trabalhos de análise.

Devido à perícia, a rua Joaquim Murtinho, na altura da rua Francisco Muratori, está interditada. O trânsito de veículos no local é desviado para a rua Francisco Muratori, para quem segue em direção à rua Sílvio Romero, e para a rua Almirante Alexandrino, para quem vai à rua Dias de Barros.

O acidente

Cinco pessoas morreram e 55 ficaram feridas na tarde de sábado em acidente com um bonde de Santa Teresa, que fazia o trajeto Largo da Carioca-Dois Irmãos. Entre os mortos, há uma menina de 12 anos. Moradores da região fizeram mutirão para socorrer vítimas e dois ônibus serviram de ambulância para levar feridos ao hospital. O serviço existe há 115 anos.

Dez pessoas seguiam internadas em estado grave. Segundo testemunhas, o bonde teria perdido o freio, descido a ladeira e colidido com um poste, tombando. Um grupo de 26 passageiros foi levado para hospitais em dois ônibus e outros 27 em ambulâncias do Corpo de Bombeiros.

Fonte: O Dia
Compartilhar
Publicidade