Operação 'Ponto Final' prende três suspeitos de extorsão em Osório
Ação policial envolveu 30 agentes e busca coibir crimes cometidos com violência e ameaças no Litoral Norte do RS
A Polícia Civil de Osório, com apoio da Brigada Militar, deflagrou na manhã desta quarta-feira (2) a operação 'Ponto Final', com o objetivo de combater um grupo suspeito de praticar crimes de extorsão no município do Litoral Norte gaúcho. A ação é resultado de dois meses de investigações, e resultou na prisão de três homens.
De acordo com o delegado João Henrique Gomes de Almeida, responsável pela investigação, os crimes eram cometidos com uso de violência e intimidação, e a quadrilha atuava para obter vantagens financeiras ilícitas. A operação incluiu o cumprimento de mandados de prisão preventiva e temporária, buscas e apreensões em Osório e Cachoeirinha, além do bloqueio de contas bancárias utilizadas para movimentar o dinheiro obtido ilegalmente.
Material apreendido e detalhes da ação
Durante a ofensiva, foram apreendidos aparelhos celulares, anotações, drogas, cartões bancários e dinheiro em espécie, materiais que devem auxiliar no aprofundamento das investigações. Os três presos possuem antecedentes criminais.
A operação contou com cerca de 30 agentes de segurança, oito viaturas, além do suporte da 1ª Delegacia de Cachoeirinha, da Força Tática da Brigada Militar, da seção de inteligência (BM/P2) e do Canil do CRPO Litoral.
Possíveis desdobramentos
O delegado João Henrique afirmou que o nome da operação, 'Ponto Final', reflete o objetivo de interromper uma série de práticas criminosas que vinham espalhando medo na comunidade. Ele destacou ainda que novas ações podem ocorrer, com base nos materiais apreendidos nesta primeira fase.
As forças de segurança reforçam o pedido para que vítimas de extorsão procurem a Delegacia de Osório para realizar o registro oficial. Denúncias anônimas podem ser feitas pelo WhatsApp (51) 99912-0456, com garantia de sigilo.