Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Onze trabalhadores são resgatados em situação análoga à escravidão em Sapucaia do Sul

Grupo vivia em galpão precário e atuava na coleta de recicláveis; empresa foi interditada e proprietário preso em flagrante

26 jun 2025 - 11h19
Compartilhar
Exibir comentários

Uma operação conjunta do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) resgatou, na última terça-feira (24), 11 homens em situação análoga à escravidão em Sapucaia do Sul, na Região Metropolitana de Porto Alegre. A ação teve o apoio do Ministério Público do Trabalho (MPT-RS), Polícia Federal (PF) e da Secretaria de Desenvolvimento Social do município.

Foto: Ministério do Trabalho (Divulgação) / Porto Alegre 24 horas

As vítimas, com idades entre 41 e 64 anos, trabalhavam na coleta de materiais recicláveis nas ruas e entregavam os resíduos a uma empresa da cidade. Eles viviam em condições degradantes dentro de um galpão improvisado, caracterizado por piso de terra batida, paredes de madeira reutilizada, frestas nas paredes, ausência de janelas e ventilação, infiltrações, esgoto acumulado e presença de animais. No momento do resgate, a temperatura local era de 7°C e os trabalhadores dormiam em camas improvisadas de madeira.

Diante das evidências, os auditores-fiscais classificaram o caso como trabalho análogo à escravidão, e o galpão foi interditado. A empresa, que não possuía alvará de funcionamento, teve suas atividades suspensas. O proprietário do local foi preso em flagrante pela Polícia Federal.

Os trabalhadores foram encaminhados à rede municipal de assistência social e terão direito a três parcelas do seguro-desemprego, além das verbas rescisórias, que serão calculadas pelo MTE.

Porto Alegre 24 horas
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade