O que se sabe sobre ataque a tiros em escola de Sobral?
Dois adolescentes, de 16 e 17 anos, morreram, e outros três foram baleados; a Polícia Civil identificou dois suspeitos
A polícia investiga o ataque a tiros em uma escola de Sobral que deixou dois adolescentes mortos e três feridos; os suspeitos foram identificados e não houve invasão à escola, com disparos feitos da calçada da instituição.
A Polícia Civil do Ceará está investigando um ataque a tiros que deixou dois adolescentes mortos na manhã de quinta-feira, 25, em Sobral, no interior do Estado. As aulas na Escola Estadual Luiz Felipe, no bairro Campo dos Velhos, estão suspensas desde o ocorrido. Veja o que se sabe até o momento:
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Quem eram as vítimas?
As vítimas eram Victor Guilherme Sousa de Aguiar e Luis Claudio Sousa Oliveira Filho, de 16 e 17 anos, respectivamente. Os dois participavam de equipes de futsal de Sobral, que lamentaram as mortes.
Segundo a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS/CE), com um deles, a polícia encontrou uma "quantidade de droga, balança de precisão e embalagens".
Outros três adolescentes, também na mesma faixa etária, foram baleadas e ficaram feridas. Uma delas, de 16 anos, responde por atos infracionais análogos aos crimes de homicídio, porte ilegal de arma de fogo de uso permitido, roubo, crime contra a administração pública e dano.
A Santa Casa de Misericórdia de Sobral, para onde os feridos foram levados, informou que dois deles receberam alta ainda na quinta-feira, enquanto um permanece internado.
Quem cometeu o crime?
Câmeras de segurança registraram a a movimentação de dois suspeitos do crime, que já teriam sido identificados pela Polícia Civil do Ceará. Um deles foi preso no início da tarde desta sexta-feira, 26, mas sua identidade ainda não foi divulgada.
O vídeo registra o momento em que eles chegam de moto à Rua Coronel José Silvestre, estacionam o veículo e seguem a pé em direção à Rua Brasil Oiticica, onde fica a unidade escolar. Pouco depois, diversos disparos são ouvidos na região.
A secretaria de Segurança afirmou que "todos os esforços das Forças de Segurança estão sendo empregados para localizar e capturar os envolvidos nos homicídios dolosos".
A escola foi invadida?
Não. Os suspeitos efetuaram os disparos de arma de fogo pela calçada da escola, no bairro Campo dos Velhos, atingindo as vítimas no estacionamento da instituição. Ainda assim, a escola optou por suspender as aulas na quinta e nesta sexta-feira, 26.
"A comunidade escolar também contará com suporte dos profissionais de Psicologia da Coordenadoria Regional no retorno às aulas, a partir de análise da escola e da própria Crede. A Seduc tem reforçado, constantemente, ações visando a segurança do ambiente escolar, tanto em termos físicos quanto psicológicos", disse a Secretaria de Educação.
O ministro da Educação, Camilo Santana, também ofereceu apoio da pasta ao governo do Ceará e à prefeitura de Sobral.
Foi o primeiro ataque a tiros em escola de Sobral?
Não. A pequena cidade do interior do Ceará, com pouco mais de 200 mil habitantes, já foi palco de um ataque a tiros em uma outra escola estadual. Em 2022, um aluno da Escola Estadual Professora Carmosina Ferreira Gomes baleou quatro colegas. Um deles morreu.
Com o ataque a tiros mais recente, o Ceará passa a registrar três atentados em escolas. Em 2023, um aluno do 9º ano do Ensino Fundamental entrou em uma sala do 4º ano e feriu duas alunas na Escola Municipal Isaac de Alcântara Costa, na zona rural da cidade de Farias Brito.
