Novo crânio humano é encontrado próximo a local onde outros três foram achados em Caxias do Sul
Casos no bairro Charqueadas são investigados pela Polícia Civil
A Polícia Civil investiga dois episódios relacionados ao aparecimento de crânios humanos na zona oeste de Caxias do Sul, ocorridos com um mês de diferença, no bairro Charqueadas.
Na manhã desta quinta-feira (3), um pedestre encontrou um crânio na Rua Cristiano Ramos de Oliveira, próximo a uma marmoraria, conforme registro da Brigada Militar. Os restos mortais estavam limpos, com dentes preservados e sem sinais aparentes de violência.
O delegado Caio Márcio Fernandes destacou que o achado chamou atenção por ocorrer um mês após três crânios terem sido encontrados em uma área de mata próxima, no mesmo bairro, por um grupo de crianças no dia 3 de junho.
A polícia suspeita que os crânios possam ter sido utilizados em algum tipo de ritual religioso. A investigação busca esclarecer a origem dos ossos e como eles chegaram até o local.
"Não temos registro formal de violação de sepulturas, mas não descartamos que alguém tenha acessado um túmulo e retirado os ossos sem deixar vestígios. A liberdade religiosa permite cultos, mas o que pode configurar crime é a forma como os crânios foram obtidos", explicou o delegado.
Nenhum objeto relacionado a rituais foi encontrado junto aos crânios, que estavam isolados em ambos os casos.
Os restos humanos estão sob análise da divisão de antropologia forense do Instituto-Geral de Perícias (IGP).