Morre quarta girafa importada pelo BioParque do Rio
Animal não resistiu ao tratamento contra uma bactéria
Morreu neste sábado, 8, mais uma girafa importada da África do Sul pelo BioParque do Rio. É o quarto caso de óbito de animal desde que as 18 espécimes foram trazidas em novembro de 2021 para o Brasil. O animal não resistiu ao tratamento contra uma bactéria.
"Durante os exames de rotina, a equipe identificou o parasita Haemoncus sp em seis animais. O comitê técnico, formado por seis médicos veterinários, imediatamente iniciou um protocolo medicamentoso. No entanto, infelizmente, houve uma deterioração súbita do estado clínico do animal ao longo desta madrugada, levando-o a óbito", informou o Bioparque em nota.
Em março, a Justiça aceitou denúncia contra quatro pessoas envolvidas na importação dessas girafas. Representantes do BioParque vão responder por maus-tratos, entre outras acusações.
As girafas sobreviventes seguem em um resort em Mangaratiba em um ambiente que, segundo o Ibama, não é o ideal.
Leia a nota do BioParque na íntegra:
É com pesar que o BioParque do Rio comunica o falecimento de uma das girafas que faz parte do seu plantel, na manhã deste sábado, 8 de julho.
Os animais passam regularmente por exames de medicina preventiva, realizados por um corpo técnico formado por biólogos e médicos veterinários.
Durante os exames de rotina, a equipe identificou o parasita Haemoncus sp em seis animais.
O comitê técnico, formado por seis médicos veterinários, imediatamente iniciou um protocolo medicamentoso, colocando os animais em recinto isolado e sob observação intensiva.
Cinco animais responderam rapidamente ao tratamento. Todavia, um deles apresentou resistência ao medicamento. Durante a última semana a equipe técnica iniciou outros protocolos de tratamentos.
No entanto, infelizmente, houve uma deterioração súbita do estado clínico do animal ao longo desta madrugada, levando-o a óbito.
A causa da morte será confirmada após a necropsia do corpo, que será realizada com o acompanhamento dos órgãos competentes.