Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Morre no Rio padre preso em 2010 com 52 mil euros não declarados

1 abr 2013 - 17h02
Compartilhar
Exibir comentários

Morreu nesta segunda-feira o monsenhor Abílio Ferreira da Nova, 79 anos, pároco da igreja de Nossa Senhora de Copacabana, no Rio, e ex-ecônomo da Arquidiocese do Rio por vários anos. Em 5 de setembro de 2010, o monsenhor Abílio foi preso pela Polícia Federal no Aeroporto Internacional do Galeão quando tentava embarcar para Portugal, sua terra natal, com 52 mil euros em dinheiro sem declarar o valor à Receita Federal.

Ele chegou a responder por crime contra a o sistema financeiro nacional, mas teve o processo suspenso em 2011 depois de se comprometer em doar cerca de R$ 30 mil a uma instituição de idosos em São Gonçalo. Ainda assim, o padre estava proibido de sair da cidade por mais de 30 dias e de trocar de domicílio, além de ter que se apresentar a cada três meses na 9ª Vara Federal Criminal para dar conta de suas atividades.

O juiz tinha liberado para o padre apenas R$ 10 mil do montante apreendido, o valor máximo permitido pela Receita para quem viaja ao exterior sem precisar declarar. Monsenhor Abílio Ferreira da Nova nasceu em Póvoa de Varzim, Portugal, em 1933. Ele estava internado no hospital Quinta D'Or e será enterrado às 12h desta terça-feira no Cemitério do Caju. 

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade