PUBLICIDADE

MG: ciclista é atropelado em ciclovia por carro do governo

Em nota, a Polícia Civil disse que "autor, vítima e testemunhas serão ouvidos no procedimento, que visa uma apuração rigorosa dos fatos e a devida responsabilização"

1 nov 2014 - 16h44
(atualizado às 16h45)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>No Facebook, v&iacute;deo j&aacute; foi visualizado quase 400 mil vezes</p>
No Facebook, vídeo já foi visualizado quase 400 mil vezes
Foto: Reprodução

O governo de Minas Gerais informou que a 3ª Delegacia de Polícia Civil da regional Noroeste, em Belo Horizonte, já investiga a suposta tentativa de atropelamento de um jovem ciclista na orla da Lagoa da Pampulha na última quinta-feira (30). O incidente foi registrado pela vítima, um ciclista que ficou inconformado por flagrar uma van do governo de MG parada sobre a ciclovia. 

Em nota, a Polícia Civil disse que "autor, vítima e testemunhas serão ouvidos no procedimento, que visa uma apuração rigorosa dos fatos e a devida responsabilização". Segundo ela, a Coordenadoria das UAIs (Unidades de Atendimento Integrado) também abrirá sindicância para apuração dos fatos. 

O incidente aconteceu quando Thiago Muniz parou a bicicleta em frente a uma van ambulância do governo de Minas Gerais que estava estacionada sobre a ciclovia na avenida Otacílio Negrão de Lima, perto da igrejinha da Pampulha, na capital mineira. Ele começou  gravar e narrar a cena com um telefone celular. As imagens mostram quando ele primeiro questiona o motorista da van sobre a irregularidade: "Então galera, ciclovia aqui, irresponsável para na faixa e diz que aqui pode parar, né. Pode parar aqui, né? Pode parar? Ah, fechou a janela, não quer falar, está ao telefone," mostrando em seguida a placa da van, HMH 2297, que já apresenta no capô um amassado provocado por algum fato anterior.  

Ciclista é atropelado em ciclovia por carro do governo de MG:

O vídeo mostra na sequência quando outra pessoa que estava próxima ao local avisa que o veículo é oficial: "é do governo (de MG) ainda," alerta. Thiago então passa a mostrar que nas laterais estão adesivados o nome e a logomarca do Governo de Minas Gerais e as inscrição Unidade de Atendimento Integrado e Levando Cidadania a Todos os Cantos de Minas.

Nesse momento o motorista arranca a van abruptamente e acerta a bicicleta de Thiago. O rapaz consegue se esquivar, mas a bicicleta fica presa debaixo do veículo, que sai em alta velocidade e para bruscamente poucos metros acima. O motorista então dá ré tentando fazer com que a bicicleta se solte do parachoque da van. Thiago se desespera e grita com o motorista: "Você está maluco, meu irmão, minha bicicleta, velho! Mano, ali não é lugar de parar não," grita para o motorista, que retruca e novamente movimenta a van para tentar soltar a bicicleta que continua presa no parachoque: " Você está certo? Pare aí, pare aí, pare aí," diz Thiago para o condutor. 

O homem que, segundo indica a sequência de imagens, apareceu segundos antes e alertou que a van era do governo de Minas Gerais, começa a ajudar ao ciclista: "Peraí, não atropela o cara não," pede. Ainda durante a discussão o motorista dá uma nova ré e a bicicleta se solta. As marcas da bicicleta arrastada ficaram no asfalto e foram mostradas por Thiago no vídeo, que não mostra o que teria acontecido a partir deste ponto. 

Na página pessoal de Thiago no Facebook o vídeo já foi visualizado quase 400 mil vezes. Na descrição, ele relatou: "O cara estava parado em cima da ciclovia falando ao telefone e ao ver que estava sendo filmando simplesmente jogou o poderoso e grandioso carro em cima de mim afim de que não tivesse nenhuma imagem dele. O cara arrancou arrastando a bike por aprox. 2 metros e só parou por que se ele continuasse ela iria ficar agarrada em baixo do carro. Pra piorar o cara ameaçou jogando o carro duas vezes em cima de mim e simplesmente viu que dava para ele passar do outro lado da rua e fugiu, sem prestar uma assistência se quer.Estou bem e sem nenhum arranhão, mas por muito pouco não acontecia algo mais sério. A bike infelizmente teve danos e por pouco não seria perda total." 

A reportagem tentou contato com o ciclista, mas até a publicação não havia obtido retorno.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade