Júri Popular condena réu por morte ocorrida em festa de Natal na Região Metropolitana de Porto Alegre
Sentença fixa 12 anos de reclusão; MPRS anuncia recurso para aumento da pena
O Tribunal do Júri da Comarca de Eldorado do Sul concluiu nesta sexta-feira (6) o julgamento de Rodrigo Morais Vieira Júnior, condenado por homicídio qualificado pela morte de um jovem de 19 anos ocorrida na madrugada de Natal de 2022. A pena foi estabelecida em 12 anos de reclusão, considerada a mínima prevista em lei para esse tipo de crime.
Segundo a decisão judicial, o Juízo levou em conta atenuantes como a confissão espontânea do réu e sua menoridade relativa à época dos fatos. Apesar disso, o Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) já informou que pretende recorrer da sentença para buscar o aumento da condenação.
O crime ocorreu durante a festa de rua "Climinha", no centro de Eldorado do Sul, quando um desentendimento entre grupos resultou em disparos de arma de fogo em meio à multidão. Um dos tiros atingiu Nelson Júnior da Silva Ferreira, que não resistiu aos ferimentos.
Os jurados reconheceram as qualificadoras de motivo fútil e perigo comum, mas absolveram o réu da acusação de tentativa de homicídio contra uma segunda pessoa por falta de provas. Rodrigo permaneceu preso durante o processo e teve determinada a execução imediata da pena.
MPRS.