Homem é preso pela polícia ao vender cabos furtados da CEEE Equatorial pela internet
Foram encontrados cerca de 350 metros de cabos furtados da rede elétrica.
Um homem de 29 anos que vendia cabos furtados da CEEE Equatorial pela internet foi preso em flagrante pela Polícia Civil em Porto Alegre. A venda ilegal de material da Distribuidora foi identificada pelas equipes do setor de inteligência da concessionária e informada às autoridades.
O homem foi preso com cerca de 350 metros de cabos identificados com o nome da CEEE Equatorial. A prisão aconteceu na sexta-feira (15) por agentes da Delegacia de Repressão dos Crimes Contra ao Patrimônio das Concessionárias e dos Serviços Delegados. Ele deve responder pelo crime de receptação qualificada.
Também na semana passada, a CEEE Equatorial participou de mais uma edição da Operação Fios e Cabos da Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul, que aconteceu na cidade de Pelotas. Na ocasião foram recuperados 200 kg de materiais furtados da rede elétrica.
O furto de cabos da rede elétrica é uma prática criminosa perigosa, que impacta diretamente no fornecimento de energia da população, e que também influencia no valor da tarifa. Isso porque o valor da reposição do material furtado é pago pelos clientes na fatura de energia.
Entre janeiro a agosto de 2025 foram realizadas 57 operações contra a receptação e materiais furtados da CEEE Equatorial, que resultaram na prisão de 39 pessoas.