Golpe dos nudes e armas ilegais: Megaoperação desarticula rede criminosa em 7 cidades da Região Metropolitana
Polícia Civil mobiliza 80 agentes e prende 12 pessoas em ofensiva contra tráfico, agiotagem e extorsão no RS.
A Operação Solutam, realizada nesta quinta-feira (10), reuniu 80 policiais civis para cumprir 31 ordens judiciais em sete municípios do Rio Grande do Sul, entre eles Porto Alegre, Gravataí, Cachoeirinha e Novo Hamburgo. A ação, coordenada pelo Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc), teve como foco o tráfico de drogas, o comércio ilegal de armas, além de crimes de agiotagem e extorsão envolvendo o chamado "golpe dos nudes".
Durante a ofensiva, foram cumpridos 13 mandados de prisão preventiva e 18 de busca e apreensão, resultando na prisão de 12 pessoas. Também foram recolhidos celulares, entorpecentes, munições, armas de fogo e veículos. As investigações apontaram que o grupo operava com divisão clara de tarefas e envolvimento de detentos e uma advogada, que foi flagrada em flagrante ao tentar entrar com 1 kg de cocaína na Penitenciária de Montenegro.
As apurações tiveram início em 2024, após a prisão de uma mulher por venda de armas, durante a Operação Moratorium. Descobriu-se então uma rede articulada que incluía internos do sistema prisional, que comandavam ações criminosas de dentro das cadeias, com apoio externo.
Os delegados Alencar Carraro, Carlos Wendt e Joel Wagner destacaram que a ação reforça o comprometimento da Polícia Civil do RS em desestruturar as finanças e a hierarquia de organizações criminosas, reforçando a atuação contínua contra o crime organizado no estado.
Com a informação Polícia Civil.