Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Fiscalização revela que quase 50% dos postos de combustíveis da RMR apresentam irregularidades

A ação aconteceu em conjunto entre o MPPE e o Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco entre os dias 15 e 19 de setembro, em todo o Brasil.

22 set 2025 - 09h52
(atualizado às 09h59)
Compartilhar
Exibir comentários

Uma operação realizada pelo Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco (Ipem-PE), Procon-PE, com o apoio do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e  do Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos do Estado de Pernambuco (CIRA), em postos de combustíveis da Região Metropolitana do Recife, Caruaru e Petrolina, identificou irregularidades em 49,11% dos estabelecimentos vistoriados.

Pessoa abastecendo o carro.
Pessoa abastecendo o carro.
Foto: Divulgação / Portal de Prefeitura

A Operação Especial Abastecimento Seguro, realizada entre os dias 15 e 19 de setembro, teve o objetivo de fiscalizar as bombas de combustíveis, visando combater irregularidades que prejudicam os consumidores e afetam a concorrência justa no mercado de combustíveis. A operação aconteceu simultaneamente em todo o Brasil. 

Em Pernambuco, os estabelecimentos que apresentaram irregularidades foram notificados e podem ser multados, com valores que variam de R$ 100 a R$ 1,5 milhão, conforme a gravidade da infração.

Investigação do MPPE

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) instaurou, na última sexta-feira, 19 de setembro, um Procedimento Administrativo para acompanhar a execução da política municipal de criação e implantação de uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) no Recife.

A portaria, publicada no Diário Oficial, justifica a medida pela "omissão do Poder Público Municipal na criação e implantação de uma nova Instituição de Longa Permanência para Pessoas Idosas (ILPI) de natureza pública."

Segundo o texto, ficou constatada a existência de "uma longa lista de espera e configura grave violação de direitos fundamentais".

O documento Despacho SAS/SEAS/SUAS/GPEA/DPIE Nº 229/2025 também atesta a "manifesta insuficiência da rede de acolhimento municipal, que conta com apenas três casas de acolhimento temporário, todas operando em sua capacidade máxima, e a existência de uma lista de espera com 46 pessoas idosas aguardando por uma vaga".

Diante desse cenário, o MPPE convocou uma reunião para a próxima quarta-feira (24), às 10h, com representantes da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome do Recife e da Divisão de Acolhimento das Pessoas Idosas.

Portal de Prefeitura
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade