Ex-mulher do traficante Nem, Danúbia da Rocinha, é presa após dar à luz
Conhecida como 'Viúva Negra', ela tinha um mandado de prisão por tráfico de drogas
Danúbia de Souza Rangel, ex-mulher de Nem da Rocinha, foi presa instantes após dar à luz devido a um mandado de prisão por tráfico de drogas e deverá cumprir pena de 9 anos e 4 meses em regime fechado.
A ex-mulher do traficante Nem da Rocinha, Danúbia Souza Rangel, também conhecida como Danúbia da Rocinha, foi presa no sábado, 5, logo após dar à luz uma menina, no Rio de Janeiro. A informação foi confirmada ao Terra pela Polícia Civil do Rio.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Policiais da 72ª Delegacia de Polícia de São Gonçalo detiveram Danúbia em uma maternidade localizada na Barra da Tijuca, Zona Oeste da capital carioca. Contra ela, tinha um mandado de prisão condenatória em aberto por tráfico de drogas.
“Sabíamos que ela estava grávida e que iria se internar em um hospital para fazer o parto. Ficamos monitorando onde ela poderia ser atendida. Quando identificamos, fomos lá e efetuamos a prisão”, disse o delegado Fábio Souza, titular da 72ª DP, em declaração concedida ao g1. “Ela ficará na maternidade até receber alta médica. Depois, será transferida para o presídio”, acrescentou.
Conforme decisão da Justiça, a ex-mulher de Nem da Rocinha terá de cumprir 9 anos e 4 meses de prisão. Inicialmente, ela ficará em regime fechado.
Para as autoridades, o cárcere de Danúbia é necessário, pois “ela ainda é Xerifa da Rocinha”. A reportagem do Terra tenta localizar a defesa da detenta.
Quem é Danúbia da Rocinha?
Nascida em 1984, Danúbia Souza Rangel já teve vários apelidos: Xerifa da Rocinha, Dona da Favela, Primeira-Dama do Tráfico e até Viúva Negra.
Ela ganhou notoriedade nas comunidades do Rio de Janeiro em meados de 2008, quando conheceu Nem, então um dos traficantes mais procurados e temidos da cidade.
Na época, Nem era o “dono” da Favela da Rocinha, na Zona Sul, e havia deixado a mulher, mãe de seus filhos, para ficar com Danúbia — vinda do Complexo da Maré, na Zona Norte da capital. Por lá, ela havia sido casada com dois dos maiores criminosos da região, ambos mortos pela polícia, o que lhe rendeu o apelido de Viúva Negra.
Nesse período, Danúbia foi presa duas vezes. Na última, permaneceu oito anos em cárcere por tráfico de drogas e associação criminosa.
Danúbia estava em liberdade desde janeiro de 2024. Após um ano e três meses fora da prisão, descobriu, no início de 2025, que estava grávida. Os policiais então aguardaram o nascimento do bebê para cumprir o mandado de prisão, o que ocorreu neste sábado, 5, no hospital.
A criança é filha do rapper MC HCalvin e, se mantida a vontade do casal, recebeu o nome de Helena.