Com umidade de 67%, sensação térmica chega a 37°C em SC
- Fabrício Escandiuzzi
- Direto de Florianópolis
A onda de calor intenso registrada durante toda a semana em Santa Catarina trouxe temperaturas de 34°C em Florianópolis na tarde desta sexta-feira. Com a umidade relativa do ar de 67%, a sensação térmica na capital catarinense ficou ainda mais elevada, passando dos 37ºC.
Hoje, o tempo claro deixou lotada as principais praias da região metropolitana, tendência que deve prevalecer em todo o final de semana. Praias como Ingleses e Canasvieiras, na região norte, e Campeche, ao sul da cidade, foram tomadas por banhistas. Pouco depois das 14h, quando os termômetros de rua marcavam 35°C, engarrafamentos se formavam no acesso aos balneários.
A turista gaúcha Simoni Maria Marcondes, 23 anos, disse ter optado pela praia no período da manhã para evitar ficar muito tempo no trânsito. Ela está hospedada em Garopaba, no litoral sul de Santa Catarina, e saiu da pousada com três amigas por volta das 7h.
"Acordamos cedo para curtir o dia todo de sol em Florianópolis. Se deixássemos para vir à tarde, poderíamos pegar trânsito e a chuva do final do dia", disse. "Pena que o mar está muito violento e mal dá para ficar na água", lamentou.
Para a alegria dos banhistas que passam as férias em Santa Catarina, a onda de calor deve manter as temperaturas elevadas neste final de semana. No sábado, poucas nuvens devem marcar presença no Estado, segundo os dados do Centro de Informações de Recursos Ambientais de Santa Catarina (Ciram). Para o período da tarde, as pancadas típicas de verão podem causar problemas em vários municípios.
Na quinta-feira, Blumenau e Joinville registraram alagamentos e deslizamentos após temporais ocorridos no início da noite. Antes da chuva, Blumenau havia registrado sensação térmica superior a 42°C.