PUBLICIDADE

Chuva forte sobre o Cantareira só em uma semana, diz Inmet

18 jul 2014 - 18h22
Compartilhar
Exibir comentários

O nível do Sistema Cantareira voltou a baixar nesta sexta-feira, passando de 17,7% para 17,5% da capacidade do volume morto, a chamada reserva técnica. Mesmo com a chegada de uma nova frente com previsão de chuviscos contínuos e queda na temperatura, a partir do final desta sexta-feira, o quadro de escassez de água nas fontes de captação do sistema não deve se alterar.

A partir de segunda-feira, o tempo mais seco e com sol volta a predominar em todo o Estado de São Paulo, informou o meteorologista Marcelo Schneider, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Existe, no entanto, possibilidade de chuvas mais fortes entre quinta e sexta-feira (24 e 25) próximas. “Essa frente fria que está agindo hoje sobre o Estado de São Paulo só deve trazer chuva de fraca intensidade, mas, na área de Campinas, São Carlos e Bragança Paulista, pode chover mais forte a partir de quinta-feira.”

Ainda assim, as chuvas serão passageiras e insuficientes para amenizar o problema da falta de água nos mananciais responsáveis pelo abastecimento de nove milhões de consumidores atendidos pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), em parte da capital paulista e em mais dez municípios. O Sistema Cantareira é alimentado por cinco bacias hidrográficas, entre as quais a do Alto Tietê. No Sistema do Alto Tietê, o nível também baixou, passando de 23,2% ontem (17) para 23% hoje.

Com a estiagem e a gradual baixa na capacidade de armazenagem, desde o dia 16 de maio, a Sabesp passou a usar a água da reserva técnica, acrescentando à oferta 182,5 bilhões de litros de água sobre o volume total que, naquele momento, estava em 982,07 bilhões de litros. Se o próximo verão, que começa no dia 21 de dezembro, for tão seco quanto o último, a reserva pode acabar em março do ano que vem.

A crise no sistema Cantareira A crise no sistema Cantareira

Como economizar água: Dicas para o dia a dia Como economizar água: Dicas para o dia a dia: Veja dicas para economizar água no seu dia a dia. Saiba quanto de água é possível economizar com atitudes simples

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade