Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Chuva fecha túnel e atinge metrô em São Paulo

5 jan 2010 - 15h25
(atualizado em 5/1/2010 às 10h36)
Compartilhar

A chuva intensa desta segunda-feira causou estragos e transtornos na capital paulista. O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) decretou estado de atenção em diversas regiões da cidade das 14h40 às 17h30. O temporal causou também o alagamento do túnel do Anhangabaú, que ficou fechado por cerca de quatro horas, e problemas na circulação do metrô.

Carros ficam submersos na Vila Prudente, em São Paulo
Carros ficam submersos na Vila Prudente, em São Paulo
Foto: Ale Vianna / Futura Press

Segundo o CGE, hoje as temperaturas subiram rapidamente na capital paulista, e em alguns bairros chegaram a 31ºC. Em função do aquecimento e da umidade disponível na atmosfera, radares meteorológicos registraram pancadas de chuva forte na capital e grande São Paulo.

De acordo com imagens de radar, os pontos de maior intensidade atingiram os bairros de Jabaquara, Santo Amaro, Vila Mariana e região central.

Na Grande São Paulo, choveu forte entre os municípios de Cotia, Embu, Jandira, Barueri, Carapicuíba e Osasco e em alguns pontos de Guarulhos. Foi registrada chuva forte acompanhada de granizo no Jabaquara, na região do terminal de metrô.

Pontos de alagamento

Às 23h50, o CGE contabilizava em São Paulo, um total de cinco pontos de alagamento, sendo um deles intransitável:

- Avenida Aricanduva, nas proximidades da rua Baquias, sentido avenida Itaquera (intransitável);

- Viaduto 31 de Março, na altura do número 567;

- Rua Baltazar Fernandes, na altura da avenida Churi Zaidan;

- Avenida 25 de Março, na altura da rua Carlos Nazaré;

- Rua da Cantareira, próximo à avenida Mercúrio;

Desmoronamento

As chuvas causaram também problemas no trânsito na tarde de hoje. Por causa de um desmoronamento, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) afirmou que foi bloqueado o acesso da Vinte e Três de Maio para ligação leste-oeste, na altura do Viaduto Jaceguai, e solicitou que os motoristas evitem circular pelo local. A queda do muro sobre três automóveis ocorreu às 16h34 e causou lentidão na circulação dos veículos. A CET afirmou que há duas vítimas, mas que não tem detalhes sobre seu estado de saúde.

A CET solicita aos motoristas que, se possível, evitem a região ou retardem os horários de seus compromissos. A empresa sugere desvios pela Praça João Mendes e rua Tabatinguera ou avenidas Nove de Julho e Brigadeiro Luís Antônio.

Túnel fechado

A CET disse ainda que, perto das 16h, o túnel do Anhangabaú foi fechado, por ter os dois lados alagados. A empresa afirmou que o motorista deve evitar o eixo norte-sul, e que pode um caminho alternativo pela Marginal Pinheiros, sentido Castelo Branco. Segundo a CET, o túnel foi reaberto por volta das 18h30 no sentido Santana. No sentido aeroporto, a passagem foi liberada às 20h10.

Aeroporto

Por causa da chuvas, o aeroporto de Congonhas foi fechado às 15h09 de hoje para pousos de decolagens. Segundo a Infraero, a situação foi normalizada às 15h44, porém o aeroporto opera por instrumentos.

De acordo com o boletim da Infraero, até as 23h, dos 250 voos de Congonhas, 93 tiveram atraso de mais de 30 minutos e outros 24 foram cancelados.

Ventos fortes

Segundo a Climatempo, com a elevação da temperatura, a chuva forte se formou junto a raios e fortes rajadas de vento. No aeroporto de Congonhas, na zona sul da capital paulista, o vento chegou a quase 89km/h, às 15h05. No Campo de Marte, na zona norte, uma rajada de vento chegou aos 65 km/h, pouco depois das 15h30.

Metrô

Por causa dos fortes ventos, às 15h30 uma árvore caiu e interrompeu a circulação de trens do metrô no sentido estação Tucuruvi. A árvore ficava ao lado da via metroviária na Linha 1 - Azul, no sentido Jabaquara-Tucuruvi, no trecho entre as estações Tiradentes e Armênia. Segundo a assessoria do Metrô, a situação foi normalizada às 16h32 após o Corpo de Bombeiros retirar a árvore.

Ainda segundo a assessoria de empresa, no outro sentido (da estação Jabaquara), os trens circularam com velocidade reduzida por conta da chuva.

Colaboraram com esta notícia os internautas Eugenio Gouvea, Guilherme Profeta, Luis Trovó, Fernando Soares, Tattiana Rodrigues, Felipe dos Santos Patto, Alexandre Fernandes Farias, Rodrigo Fraccari, André Zamp, Hortelli, Paulo Santos, Neysp, Marcelo Brammer e Natalia, de São Paulo (SP), que participaram do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra