Berta Loran, ex-atriz de Cordel Encantado, morre aos 99 anos
Filha de judeus poloneses, Berta nasceu em Varsóvia em 23 de março de 1926, sob o nome Basza Ajs, e chegou ao Brasil quando criança, após a família fugir das perseguições na Europa.
Berta Loran, atriz e comediante, morreu na madrugada desta segunda-feira, 29 de setembro, aos 99 anos. A artista estava internada em um hospital particular de Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro. Ainda não foi informada a causa da morte.
Filha de judeus poloneses, Berta nasceu em Varsóvia em 23 de março de 1926, sob o nome Basza Ajs, e chegou ao Brasil quando criança, após a família fugir das perseguições na Europa. Foi em solo brasileiro que descobriu a vocação artística, dando os primeiros passos em clubes da comunidade judaica.
Sua projeção nacional viria a partir da década de 1960, em atrações humorísticas de grande audiência, como Balança, Mas Não Cai, Escolinha do Professor Raimundo e Zorra Total. Além da televisão, construiu uma carreira extensa no teatro e em novelas, tornando-se uma das pioneiras mulheres no humor, em um meio predominantemente masculino. A atriz também esteve presente na telenovela Cordel Encantado, de 2011 e outras produções da Globo.
Berta Loran completaria 100 anos em março de 2026.
Morre Paulo Soares
Morreu nesta segunda-feira, 29 de setembro, o apresentador e jornalista esportivo Paulo Soares de Almeida, o "Amigão", aos 63 anos de idade, em decorrência de uma falência múltipla dos órgãos. O profissional estava internado há meses no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.
Colega de bancada de Antero Greco, falecido em maio do ano passado, Soares havia passado por várias cirurgias na coluna vertebral por problemas de mobilidade e dores.
O velório do apresentador está marcado para a tarde desta segunda, no Funeral Home, na Bela Vista, Centro de São Paulo.
O jornalista não tinha filhos e deixa a companheira Marlene.
Morre "Julio Iglesias italiano"
O cantor italiano Christian, um dos grandes nomes da música romântica dos anos 1980 e conhecido como o "Julio Iglesias italiano", morreu na última sexta-feira, 26 de setembro, aos 82 anos, em Milão. Ele estava internado no Policlínico da cidade após sofrer uma hemorragia cerebral. Segundo familiares, complicações após cirurgia e problemas cardíacos agravaram o quadro.
Nascido Gaetano Cristiano Vincenzo Rossi, em 8 de setembro de 1943, na cidade de Palermo, na Sicília, Christian construiu uma trajetória marcada por recomeços e paixões intensas.