PUBLICIDADE

Cidades

Agentes da Força Nacional de Segurança têm armas roubadas em comunidade no Rio

Crime aconteceu no Complexo do Chapadão, na zona norte da capital fluminense

28 nov 2023 - 20h12
(atualizado às 23h49)
Compartilhar
Exibir comentários
As armas foram recuperadas pela PM no final da tarde desta terça, 28.
As armas foram recuperadas pela PM no final da tarde desta terça, 28.
Foto: Divulgação/Polícia Militar do Rio de Janeiro

Agentes da Força Nacional de Segurança tiveram armas roubadas em uma rua de Guadalupe, no Complexo do Chapadão, no Rio de Janeiro. O crime aconteceu nesta terça-feira, 28. Em resposta, a Polícia Militar do Estado iniciou uma operação emergencial para recuperar o equipamento.

Ainda no final da tarde desta terça, a PM anunciou que o 41º Batalhão conseguiu localizar as armas no interior do Complexo do Chapadão.

Ao Terra, o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), responsável pela Força Nacional, informou que está apurando o ocorrido. Segundo a pasta, foram roubadas duas pistolas e quatro carregadores. Ainda não se sabe quem foram os autores do roubo. A investigação está a cargo da 39ª Delegacia de Polícia do Rio de Janeiro.

Segundo o jornal O Globo, os dois agentes foram abordados por traficantes ao entrarem por engano na Rua Fernando Lobo. Os criminosos pediram que as armas fossem entregues e depois liberaram os agentes.

Força Nacional no Rio

A Força Nacional de Segurança está no Rio de Janeiro desde outubro deste ano. A presença do grupo visa coibir a expansão do crime organizado no Estado. No total, foram deslocados 300 homens e 50 viaturas.

Na época da implementação da Força no Rio, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, informou que havia um total de R$ 247 milhões em recursos federais alocados, incluindo os R$ 95 milhões destinados à construção de presídios de segurança máxima, a pedido do governador Cláudio Castro.

A presença da Força Nacional de Segurança tinha como objetivo fortalecer a investigação criminal e implementar um sistema de segurança para o enfrentamento do crime organizado. Dino prorrogou a presença do grupo no Rio de Janeiro até 31 de janeiro de 2024.

O que é a Força Nacional

A Força Nacional de Segurança Pública é formada por profissionais que incluem bombeiros, policiais civis, militares e peritos. Sua principal missão é preservar a ordem pública, garantir a segurança de pessoas e propriedades, além de atuar em situações de emergência e desastres.

A  Força Nacional não está vinculada às Forças Armadas, sendo um programa de colaboração entre os governos estaduais e o governo federal, sob a gestão do Ministério da Justiça.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade