PUBLICIDADE

Casa Museu Eva Klabin: Exposição "Contratempo" propõe novas perspectivas sobre o tempo com a participação de artistas contemporâneos

Os artistas André Griffo, Diambe, Leila Danziger, Gilson Plano e Vivian Caccuri expõem cinco obras e participam de um bate-papo reflexivo que irá se transformar em uma publicação Casa Museu Eva Klabin: Exposição "Contratempo" propõe novas perspectivas sobre o tempo com a participação de artistas contemporâneos

20 fev 2024 - 18h09
(atualizado em 21/2/2024 às 11h01)
Compartilhar
Exibir comentários

Uma imersão no tempo sob a ótica de cinco artistas contemporâneos é o que propõe a exposição "Contratempo", que tem estreia marcada para o dia 28 de fevereiro na Casa Museu Eva Klabin, localizada na Lagoa, Zona Sul do Rio de Janeiro.

Foto: André Griffo. O fim condizente com o começo 1 (detalhe), 2019. Óleo sobre tela. / Diário do Rio

A proposta da exposição vai além da simples contemplação artística. Em uma série de conversas mediadas pelo curador do projeto, Lucas Albuquerque, especialistas de áreas correlatas às artes, como física, geologia, história e filosofia, serão convidados a compartilhar suas percepções sobre o tempo junto aos artistas participantes da exposição.

Além dos encontros, o segundo andar da Casa Museu abrigará obras significativas da produção recente dos artistas participantes das discussões: André Griffo, Diambe, Leila Danziger, Gilson Plano e Vivian Caccuri.

O resultado desses diálogos será registrado em uma publicação colaborativa, a ser lançada ao término do projeto, compilando a transcrição das conversas, textos dos convidados e contribuições do público. O objetivo é aprofundar o entendimento dos quase 50 séculos de história que compõem o acervo da Casa Museu Eva Klabin.

O curador do projeto, Lucas Albuquerque, destaca a importância de repensar as narrativas do tempo em um mundo complexo e em constante transformação. "Frente a esse desafio, o programa Contratempo realiza uma fissura no percurso histórico conservado pela casa, convidando artistas e pensadores para abrir, ou mesmo inventar, outros tempos que formam o contemporâneo. Se hoje entendemos que a perspectiva de um tempo único e linear é uma ficção, projetos como esse repensam o lugar dos museus que conservam e escrevem tais narrativas", explica.

SERVIÇO

CONTRATEMPO

Artistas: André Griffo, Diambe, Leila Danziger, Gilson Plano e Vivian Caccuri

Curadoria: Lucas Albuquerque

Período: 28 de fevereiro até 31 de março

Visitação: quarta a domingo, das 14h às 18h.

Encontros: quartas-feiras, das 18h às 20h30

AGENDA DE CONVERSAS

28/02 - André Griffo convida André Capilé (Poeta)

06/03 - Diambe

13/03 - Gilson Plano convida Eduardo Andrade (Químico)

20/03 - Vivian Caccuri

27/03 - Leila Danziger convida Luiza Leite (Antropóloga e Poeta)

Entrada livre e gratuita.

Local: Casa Museu Eva Klabin

Av. Epitácio Pessoa, 2480 | Lagoa | Rio de Janeiro |RJ|

Redes sociais: http://evaklabin.org.br | IG @evaklabinoficial

Contato geral: (21) 32028550 (de terça a domingo |14h às 18h)

cultura@evaklabin.org.br

Diário do Rio
Compartilhar
Publicidade
Publicidade