PUBLICIDADE

Brasileiro detido em Londres ganha apoio de políticos pelas redes sociais

19 ago 2013 - 09h04
(atualizado às 13h03)
Compartilhar
Exibir comentários
David Miranda (esq.) ficou detido por nove horas em aeroporto de Londres
David Miranda (esq.) ficou detido por nove horas em aeroporto de Londres
Foto: AP

A atitude da Scotland Yard em deter, por nove horas, o brasileiro David Miranda no aeroporto de Heathrow, em Londres, repercutiu nas redes sociais, inclusive entre políticos. David, que é companheiro do jornalista americano Glenn Greenwald – responsável pela publicação de detalhes da espionagem dos Estados Unidos -, foi enquadrado na lei antiterrorista britânica.

Ainda na noite de ontem, a ministra-chefe da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário, publicou em seu perfil no Twitter uma manifestação do Ministério das Relações Exteriores sobre o ocorrido. “Imediato protesto do Itamaraty diante da retenção arbitraria de brasileiro em Londres, representa toda a nação”, disse a ministra se referindo a um comunicado publicado pelo Itamaraty.

Se mostrando indignado com ocorrido, o Deputado Federal Jean Wyllys (PSOL-RJ) também usou a rede social para demonstrar solidariedade ao brasileiro. “Absurda e intimidatória a detenção arbitrária do brasileiro companheiro do jornalista do @guardian, em Londres!”, disse o deputado.

Durante a noite de ontem, o companheiro de David também se manifestou sobre o ocorrido pela internet. Em seu perfil no Twitter ele divulgou os comunicados da Anistia Internacional e do Itamaraty sobre a prisão de David. O americano também falou sobre a falta de liberdade para a imprensa, seja nos Estados Unidos ou na Inglaterra.

David chegou ao Brasil na manhã desta segunda-feira e informou aos jornalistas que não sofreu ameaças, porém, teve alguns equipamentos confiscados pelos policiais.

David foi recepcionado por seu companheiro, o jornalista Glenn Greenwald
David foi recepcionado por seu companheiro, o jornalista Glenn Greenwald
Foto: Ricardo Moraes / Reuters

Jornalista americano ameaça governo após namorado ficar detido:
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade