Brasil se aproxima dos 510 mil mortos por covid-19
Nas últimas 24 horas foram registradas 2.032 novas mortes em decorrência do novo coronavírus
O Brasil registrou nesta quinta-feira 2.032 novas mortes em decorrência da covid-19, o que eleva o total de vítimas fatais da doença no país a 509.141, informou o Ministério da Saúde.
Também foram contabilizados, de acordo com a pasta, 73.602 novos casos de coronavírus, com o total de infecções no país avançando para 18.243.483.
O Brasil possui o segundo maior número de mortes por covid-19 no mundo, abaixo apenas dos Estados Unidos, e a terceira maior contagem de casos confirmados de coronavírus, atrás dos EUA e da Índia.
Na véspera, o país registrou um novo recorde diário de infecções, ao contabilizar 115.228 novos casos, em meio a mais uma escalada da Covid-19.
Segundo dados compilados pela Reuters, a atual média diária de novos casos de Covid-19 no Brasil, de pouco mais de 77 mil, já é equivalente ao pico anterior da pandemia, mas a contagem segue apresentando tendência de alta.
Além disso, o Brasil lidera o mundo no número médio diário de novas mortes e infecções registradas, sendo responsável por um em cada quatro óbitos e um em cada cinco casos computados globalmente a cada dia.
Em depoimento à CPI da Covid-19 no Senado nesta quinta-feira, o epidemiologista Pedro Hallal, professor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), afirmou que o cenário "realista" da pandemia no país indica que as novas máximas de casos deverão se traduzir em recordes de mortes em cerca de 20 dias.
"Uma interpretação otimista é de que esse número de 100 mil casos não vai levar a 3 mil mortes daqui a 15 dias porque tem mais gente vacinada. Mas a verdade é que a interpretação realista é que 100 mil casos ontem muito provavelmente farão com que daqui a 20 dias o Brasil quebre o seu recorde diário de mortes", disse Hallal. O Brasil registrou seu recorde de mortes por covid-19 até agora em 8 de abril, com 4.249 óbitos.
Estado brasileiro mais afetado pela covid-19 em termos absolutos, São Paulo atingiu nesta quinta-feira as marcas de 3.648.202 casos e 124.606 mortes. Minas Gerais é o segundo Estado com maior número de infecções pelo coronavírus registradas, com 1.766.084 casos, mas o Rio de Janeiro é o segundo com mais óbitos contabilizados, com 54.848 mortes.
O governo federal reporta ainda 16.511.701 pessoas recuperadas da covid-19 e 1.222.641 pacientes em acompanhamento.
Consórcio de Imprensa
O Brasil registrou 2.042 novas mortes pela covid-19 nesta quinta-feira, 24. A média semanal de vítimas, que elimina distorções entre dias úteis e fim de semana, ficou em 1.870, abaixo dos 1.915 registrados na véspera.
Nesta quinta-feira, o número de novas infecções notificadas foi de 72.613. No total, o Brasil tem 509.282 mortos e 18.243.391 casos da doença, a segunda nação com mais registros, atrás apenas dos Estados Unidos. O Estado de São Paulo mantém um número alto de mortes por coronavírus, com 781 óbitos nesta quinta-feira. Outros quatro Estados também superaram a barreira de 100 óbitos no dia: Minas Gerais (209), Rio de Janeiro (186), Rio Grande do Sul (124) e Bahia (104).
Os dados diários do Brasil são do consórcio de veículos de imprensa formado por Estadão, G1, O Globo, Extra, Folha e UOL em parceria com 27 secretarias estaduais de Saúde, em balanço divulgado às 20h. Segundo os números do governo, 16,5 milhões de pessoas estão recuperadas da doença.
Comentários
As opiniões expressas nos comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Terra.