Bauru, no interior de SP, confirma 1ª morte por gripe suína
A cidade de Bauru, no interior de São Paulo, registrou neste final de semana sua primeira morte por gripe suína. A paciente de 22 anos foi enterrada no final da tarde deste domingo.
De acordo com a prefeitura da cidade, a jovem apresentou os primeiros sintomas do vírus Influenza A (H1N1) no dia 25 de julho e foi internada no Hospital Estadual um dia depois. No dia 28 foi notificada a doença, feita a coleta para exame e instituído o tratamento. A paciente era diabética.
Até o momento, o município contabiliza 48 notificações e 15 casos positivos. Neste final de semana a Secretaria Municipal da Saúde recebeu o resultado de seis exames, dos quais cinco apresentaram resultados positivos e um negativo. Dos casos positivos, três envolvem surtos (quando há três ou mais pessoas de um mesmo grupo de contato sob suspeição). Outras 21 pessoas aguardam o resultado de exames para a detecção do vírus.
Segundo balanço oficial divulgado na sexta-feira pela Secretaria do Estado de Saúde de São Paulo, 38 pessoas morreram por causa da gripe suína. As outras mortes registradas no País foram no Rio Grande do Sul (25), Rio de Janeiro (9), Paraná (4) e na Paraíba (1).