PUBLICIDADE

Ambulância usada por suspeito de ebola no Rio está liberada

10 out 2014 - 18h26
Compartilhar
Exibir comentários

A ambulância do Samu utilizada na manhã desta sexta-feira para transportar o paciente suspeito de ter o vírus Ebola vai ser devolvida amanhã ao serviço normal. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o veículo foi todo envelopado por dentro, para que nem corpo médico nem pacientes tivessem contato com qualquer aparelho médico.

<p>Ambul&acirc;ncia com o paciente com suspeita de ebola&nbsp;chega ao Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (Fiocruz)</p>
Ambulância com o paciente com suspeita de ebola chega ao Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (Fiocruz)
Foto: José Lucena / Futura Press

Quem dirigiu a ambulância era membro do Grupamento de Operações com Produtos Perigosos (GOPP) da corporação e estava devidamente vestido com macacão, protetor facial, bota, luvas e e treinado para situações dessas características. Tanto o motorista quanto o corpo médico e o paciente.

De acordo com nota divulgada, os Bombeiros afirmam que “todo o procedimento seguiu rigorosamente os protocolos de segurança definidos pelo Ministério da Saúde, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e pela Secretaria de Estado de Saúde; com base nas recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS).”

Depois de utilizada, a viatura foi levada até o grupamento dos Bombeiros no bairro da Penha, zona norte da cidade, onde o plástico foi removido e reencaminhado para incineração na Fiocruz. O veículo foi limpo com produtos químicos e já retornou à base do GOPP onde será liberado para utilização a partir deste sábado.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade