BR teve nuvens raras em 2017 - retrospectiva #fotografeotempo
Cada nuvem é uma só e não se repete
Cada nuvem é única, uma combinação particular do vento, da temperatura, da umidade do ar, do relevo local. Também depende da hora do dia e da época do ano. E a cor dela varia conforme a posição do sol. Em 2017, nuvens raras foram fotografadas no Brasil.
Na cidade do Rio de Janeiro, em 7 de fevereiro, houve o princípio de formação de uma nuvem funil. Por alguns momentos, ao entardecer, as nuvens se contorceram em formas alienígenas, nuvem-alien.
Foto de Hélio C Vital, Rio de Janeiro (RJ)
Em São Luís, capital do Maranhão, também tivemos a formação de nuvem funil no mar, que é denominada de tromba d´água. Outros funis se formaram pelo país, mas que não tocaram o solo.
Foto de Karla, São Luís (MA)
Em 12 de dezembro de 2017, muitas pessoas na cidade mineira de Lagoa da Prata devem ter ficado assustadas com as nuvens que surgiram por lá. As curiosas e estranhas ondulações das nuvens eram a rara característica de "asperitas". O céu cheio de grandes ondas cinzas realmente foi impressionante.
Foto de Janete Vagner Pereira, Lagoa da Prata (MG)
Tivemos também tempestades de poeira fantásticas. Confira:
Cada nuvem é uma só e não se repete. Confira no vídeo um giro pelos tempos de 2017 através das imagens do tempo compartilhadas com a Climatempo.
O seu vídeo pode ser divulgado no nosso canal do Youtube, no site e nas redes sociais. É só gravar a condição do tempo e mandar para o nosso Whatsapp: 11 9 9420-7548.