Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Bolsonaro diz que negociará tarifaço com Trump se Lula sinalizar e passaporte for devolvido

17 jul 2025 - 16h26
Compartilhar
Exibir comentários

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta quinta-feira (17), que estaria disposto a negociar com o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump para tentar reverter o aumento nas tarifas sobre produtos brasileiros. Mas impôs duas condições: uma sinalização positiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a devolução de seu passaporte, retido pela Polícia Federal.

Bolsonaro quer aval de Lula para negociar tarifa imposta por Trump
Bolsonaro quer aval de Lula para negociar tarifa imposta por Trump
Foto: Reprodução/Band / Perfil Brasil

"Se o Lula sinalizar para mim, eu sei que não é ele que vai dar o passaporte, eu negocio com o Trump. (...) Quem não vai conversar vai pagar um preço alto", disse Bolsonaro em coletiva de imprensa.

Segundo o ex-presidente, o cenário tende a piorar caso o Brasil não tome uma posição. Ele disse acreditar que poderia conseguir uma reunião com Trump e reiterou a gravidade do atual impasse comercial.

"Trump jogou pesado com a China, não vai jogar com o Brasil? (...) Ele não quer o Brasil cada vez mais próximo da Venezuela", afirmou.

"Está na cara", completou, ao dizer que não vê disposição do governo norte-americano em ceder. Ele avalia que uma negociação direta poderia evitar danos maiores à economia brasileira.

Quem deve negociar com Trump?

Durante a coletiva, Bolsonaro ressaltou que não tem plena liberdade para interceder, mas reiterou sua disposição em tentar: "Eu acho que teria sucesso em uma audiência com o presidente Trump".

A declaração foi reforçada por falas anteriores, como na entrevista à CNN Arena, na noite de terça-feira, 15, quando o ex-presidente condicionou qualquer movimentação à devolução de seu passaporte: "Me restitua [o passaporte] que eu converso. Quem é o presidente é o Lula, não sou eu".

O documento foi apreendido pela Polícia Federal em fevereiro, em meio a investigações sobre possível fuga do país. Desde então, o Supremo Tribunal Federal (STF) já rejeitou três pedidos de devolução.

Mesmo com o documento retido, Bolsonaro descarta sair do Brasil. Em conversa com o site Poder360, também na terça, disse: "Estou com 70 anos, cheio de problemas de saúde. Como é que eu vou para outro país?"

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade