PUBLICIDADE

'Bolsonaro armou o tráfico': web resgata decretos após apreensão de armas legalizadas em SP

Polícia Civil de São Paulo apreendeu armamentos legalizados que seriam de posse do Primeiro Comando da Capital (PCC)

28 jun 2022 - 13h57
Compartilhar
Exibir comentários
'Bolsonaro armou o tráfico': web resgata decretos após apreensão de armas legalizadas em SP
'Bolsonaro armou o tráfico': web resgata decretos após apreensão de armas legalizadas em SP
Foto: Reprodução/Band

Internautas levantaram a hashtag "Bolsonaro armou o tráfico" no Twitter após uma reportagem revelar que a Polícia Civil de São Paulo apreendeu armamentos legalizados que seriam de posse do Primeiro Comando da Capital (PCC). Após a notícia, usuários da plataforma relembraram iniciativas do presidente Jair Bolsonaro (PL) que facilitaram a posse e o porte de armas. 

O caso da apreensão de armas repercutiu após ser divulgado no programa Brasil Urgente, apresentado pelo Datena, nesta segunda-feira, 27. De acordo com a polícia, integrantes do grupo criminoso usavam fuzil, metralhadora e pistolas legalizadas. 

Nas redes sociais, muitos internautas afirmaram que foram os decretos do presidente que permitiram que criminosos tivessem fácil acesso a armas legalizadas. O assunto foi um dos mais comentados do Twitter. 

Aumento de posse de armas

Um levantamento feito com base em dados do Exército obtidos pelo gerente do Instituto Sou da Paz, Bruno Langeani, e pela GloboNews por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI), apontou que o número de pessoas com licença de colecionador, atirador esportivo e/ou caçadores, os chamados CACs, aumentou 262% entre julho de 2019 e março deste ano. 

O aumento, que leva em conta de 27 de julho de 2019, primeira vez que o dado foi obtido, e 29 de março de 2022, data com o número mais atualizado, foi de 167.390 para 605.313 pessoas. A diferença, de 437.923, representa uma média de 449 indivíduos com registro de CAC a cada 24 horas.

Operação Dalila

Segundo divulgado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), a apreensão das armas ocorreu na Operação Dalila, deflagrada por agentes do Setor de Combate aos Crimes de Corrupção, Crime Organizado e Lavagem de Dinheiro da região de São José dos Campos. 

De acordo com a pasta, o objetivo da ação é apurar um esquema de lavagem de dinheiro e organização criminosa praticados por um traficante, com passagens criminais que somam mais de 500 anos de condenação. Atualmente, o criminoso está sendo procurado pela polícia.

Durante as investigações, que duraram 8 meses, foi descoberta uma estrutura formada pelos familiares do criminoso e laranjas que lavavam dinheiro por meio de empresas fantasmas, cujo capital social ultrapassava os R$ 12 milhões. Na ação, foram realizadas 210 representações judiciais que bloquearam 40 milhões de reais em imóveis, 12 milhões em veículos, joias e artigos de luxo, que serão periciados.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade