Baleia Cachalote-anão encalha na praia de Imbé; veja o vídeo
A espécie Cachalote-Anão é conhecida por viver em águas profundas, sendo raramente avistada nas praias do estado.
Na tarde desta segunda-feira (19), uma baleia da espécie Cachalote-Anão (Kogia sima) encalhou na Praia de Imbé, próxima à Barra do Rio Tramandaí. Segundo o portal Litoral na Rede, uma grande mobilização foi realizada para tentar devolver o animal ao oceano, visando sua sobrevivência.
A Patrulha Ambiental (Patram) de Tramandaí foi acionada pelos guarda-vidas por volta das 13h30. Os policiais e profissionais de salvamento aquático iniciaram esforços para devolver a baleia ao seu habitat natural.
O comandante da Patram de Tramandaí, tenente Juares Matias, explicou que, durante aproximadamente uma hora, as equipes tentaram levar a baleia para águas mais profundas. "Foi levada uns cinco ou seis pra dentro do canal, mas ela retornava sempre. A nossa ideia era deixá-la no habitat natural dela", destacou.
Após tentativas iniciais sem sucesso, foi solicitado apoio de uma embarcação da Transpetro. "Com a embarcação, a gente conseguiu largar lá fora, na arrebentação", informou o tenente. Ele acrescentou que biólogos e pesquisadores indicaram que, infelizmente, quando essa espécie de baleia se aproxima da costa, ela geralmente está bastante debilitada, tornando difícil sua sobrevivência.
Ver essa foto no Instagram
A espécie Cachalote-Anão é conhecida por viver em águas profundas, sendo raramente avistada nas praias do estado. Medindo em torno de 2,7 metros, possui uma coloração cinza-azulado escuro no dorso e ventre mais claro, apresentando uma boca que se assemelha à de um tubarão. O encalhe dessas baleias geralmente indica condições precárias de saúde.
*Com a informação Litoral na Rede