PUBLICIDADE

Avô encontra corpo de neto enquanto ajudava a salvar outro em enchente no ES

José Maria de Souza ajudou a salvar filho e neto caçula em Mimoso do Sul, cidade mais afetada pelas enchentes

27 mar 2024 - 10h58
(atualizado às 12h38)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Uma família de Mimoso do Sul no ES foi afetada pelas fortes chuvas que atingiram a região. José Maria de Souza encontrou os corpos de sua nora e seu neto de 6 anos, Leonardo. As buscas duraram todo o final de semana e só foram encerradas na segunda-feira. A tragédia no estado soma 20 mortes.
Avô encontra corpo de neto em Mimoso do Sul, ES
Avô encontra corpo de neto em Mimoso do Sul, ES
Foto: Reprodução/TV Gazeta

As fortes chuvas que atingem o Espírito Santo desde a semana passada deixarão marcas profundas na família de José Maria de Souza. Morador de Mimoso do Sul, cidade mais prejudicada pelas enchentes, o homem de 57 anos encontrou o corpo da nora e do neto de 6 anos quando ajudava os Bombeiros a achar o filho e o neto caçula, de apenas 2 anos.

O caso aconteceu na última sexta-feira, 22, quando o volume de chuva começou a aumentar na cidade. Josélio, o filho de José Maria, vivia em uma casa no bairro da Reserva com a esposa, Adair Antônia Medeiros, e os filhos, Leonardo e Breno. Eles esperavam o temporal passar quando a casa desabou.

Sabendo do ocorrido, José Maria não mediu esforços para ajudar as autoridades a encontrar os familiares desaparecidos em meio aos escombros. Quando chegou lá, ele avisou: "Só abandono depois que eu encontrar meu netinho". 

Desde então, tudo aconteceu conforme o prometido. As buscas duraram por todo o final de semana e só terminaram na segunda-feira, 25, quando o avô encontrou o corpo do neto. As informações são da TV Gazeta.

Total de mortes no Espírito Santo sobe para 20 após fortes chuvas
Total de mortes no Espírito Santo sobe para 20 após fortes chuvas
Foto: Reprodução / Perfil Brasil

Tensão nas buscas

Desde o chamado que recebeu na sexta-feira, 22, José Maria viveu momentos de tensão. Ao chegar no local, ele começou a procurar incansavelmente pelos familiares. Junto aos vizinhos que ajudavam na operação, José Maria conseguiu resgatar o filho Josélio, de 33 anos, e o neto Breno, de 2 anos. Os dois estavam vivos, embora soterrados pela lama e pelos destroços da tragédia. 

No entanto, faltavam outras duas pessoas: a nora, Adair, e o neto mais velho, Leonardo. Durante toda a madrugada de sábado, 23, José Maria permaneceu no local para buscar pelos entes desaparecidos. Com quase 60 anos, ele chegou a escavar, andou em meio ao barro e até se feriu com pregos. 

Todo o esforço do capixaba auxiliou o Corpo de Bombeiros a encontrar o corpo da nora, a professora de português Adair Antônia, no próprio sábado. Só faltava mesmo achar o neto Leonardo. José Maria, então, seguiu na função até a segunda-feira, 25, quando se deparou com o corpo da criança já sem vida. 

À TV Gazeta, a mãe de Adair, Maria da Graça Soares, relatou que o sogro da filha não mediu esforços para encontrá-los: "Ele tem pressão alta e outros problemas de saúde, mas só descansou quando resgatou o netinho. Sou grata a esse sogro, pai e avô". 

Cidades do sul do Espírito Santo foram atingidas por fortes chuvas
Cidades do sul do Espírito Santo foram atingidas por fortes chuvas
Foto: Divulgação/Governo do Espírito Santo / Perfil Brasil

Maria da Graça ainda lembrou que José Maria conseguiu salvar o filho e o neto caçula mesmo com tantas limitações durante as buscas. "Ele foi pra lá depois que soube do ocorrido na ânsia de ajudar, só saiu depois que retiraram o corpo do nosso neto. Ele ainda ajudou a salvar o filho dele e o outro netinho menor. O que foi um milagre", disse. 

Desespero do avô

Após o triste ocorrido, José Maria mandou um áudio para Maria da Graça explicando o que viveu nos últimos dias. No relato, ele relembra a angústia e o cansaço, mas diz que faria tudo de novo. "Pelo meu filho e por aquela mulher, que Deus levou, eu faria, eu tive força", afirmou. 

O homem ainda contou como está se sentindo após todo o esforço. "Olha que eu não 'sou' bem de saúde. Eu fiquei o dia todo, nem água bebia. Eu estou quebrado, estou mal, estou cansado. Os músculos todos doendo, não estou conseguindo andar", disse o avô.

Para aguentar ficar horas procurando a nora e o neto caçula, José Maria acredita que só o amor e o sagrado puderam dar a força necessária naquele momento. "Enfrentei barro acima do joelho, fiquei lá o dia todo cavando. Mas Deus deu força para conseguir, porque o que eu queria era ver eles dois vivos", desabafou. 

José Maria ainda considera que sua presença impulsionou os bombeiros a encontrar o corpo do neto Leonardo, de 6 anos. "Eu não aguento ficar cavando o dia todo, mas a minha presença e o pouquinho de força que eu podia fazer, eu estava ali com ele o tempo todo. E falei com o sargento: 'só abandono depois que eu ver meu netinho'", lembrou. 

Mimoso do Sul foi município mais afetado
Mimoso do Sul foi município mais afetado
Foto: Mais Goiás

Consternado, o avô continuou relembrando o que se passava na cabeça dele naquele momento: "Queria encontrar eles para fazer um velório. O meu esforço era minha obrigação, era meu sangue que estava ali embaixo da terra".

O neto Leonardo e a nora Adair Antônia se somam aos 18 óbitos registrados em Mimoso do Sul desde o início dos temporais. Segundo o boletim da Defesa Civil desta quarta-feira, 27, a tragédia já soma 20 mortes, mais de 19 mil desalojados e três desaparecidos. 

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade