Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Astronauta americana volta à Terra após recorde feminino no espaço

6 fev 2020 - 13h04
Compartilhar
Exibir comentários

Christina Koch, da Nasa, encerra missão de 328 dias na Estação Espacial Internacional, a mais longa já realizada por uma mulher. Em outubro, ela protagonizou a primeira caminhada espacial exclusivamente feminina.A astronauta americana Christina Koch, que passou quase 11 meses em órbita no mais longo voo espacial já realizado por uma mulher, aterrissou no Cazaquistão nesta quinta-feira (06/02), com dois outros colegas tripulantes da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).

Christina Koch passou 328 dias no espaço e estabeleceu novo recorde
Christina Koch passou 328 dias no espaço e estabeleceu novo recorde
Foto: DW / Deutsche Welle

A cápsula Soyuz chegou à Terra transportando Koch, da Nasa, o comandante da ISS, Luca Parmitano, da Agência Espacial Europeia, e o russo Alexander Skvortsov, da agência espacial russa, a Roscosmos. Parmitano e Skvortsov ficaram 201 dias no espaço, enquanto Koch passou 328 dias.

Segundo oficiais russos que participaram do resgate dos astronautas nesta quinta-feira, os três estavam em boa forma. Após exames médicos preliminares, eles deverão retornar aos seus países.

Esta foi a primeira viagem da astronauta americana ao espaço. Durante a missão, ela forneceu a pesquisadores informações sobre os efeitos de uma viagem ao espaço de longo prazo numa mulher. A pesquisa é considerada importante já que a Nasa, a agência espacial americana, quer voltar à Lua com o programa Artemis, além de se preparar para a exploração de Marte por humanos.

Com a estadia, Koch, de 41 anos, estabeleceu um novo recorde que superou o da veterana da Nasa Peggy Whitson, que havia passado 289 dias ininterruptos no espaço.

Apenas quatro astronautas homens ficaram mais tempo no espaço do que Koch. Valeri Polyakov, com 437 dias, é o cosmonauta com o maior período longe da Terra. Na Nasa, Scott Kelly detém a liderança com 340 dias.

Além de bater o recorde de permanência feminina no espaço, em outubro do ano passado Koch protagonizou, juntamente com sua colega da Nasa Jessica Meir, a primeira caminhada espacial exclusivamente feminina. À agência Associated Press, Koch disse que esse foi o ponto alto de sua missão no espaço e que poderia "servir de inspiração para futuras exploradoras do espaço".

Pouco antes de voltar à Terra, a astronauta disse à rede de televisão NBC que vai sentir falta da gravidade zero a bordo da ISS. "É muito divertido estar num lugar onde você pode pular entre o chão e o teto quando quer."

Koch cresceu em Jacksonville, no estado da Carolina do Norte, no leste dos Estados Unidos. Atualmente, ela vive em Galveston, no Texas.

RK/ap/afp

______________

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube

| App | Instagram | Newsletter

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade