As primeiras atividades de Milei ao chegar na Casa Rosada
Após a tradicional cerimônia realizada pelo Congresso na Assembleia Legislativa, o novo presidente dirigiu-se à Casa Rosada para a posse dos funcionários que comporão seu gabinete
O presidente Javier Milei administrará o juramento aos seus nove ministros no Salão Branco da Casa de Governo, depois de ter prestado juramento e tomado posse dos atributos presidenciais.
Em um acontecimento sem precedentes na história, Javier Milei e Victoria Villarruel deixaram seus assentos como deputados para assumir a presidência da Nação em um momento socioeconômico crítico.
Após a tradicional cerimônia realizada pelo Congresso na Assembleia Legislativa, o novo presidente dirigiu-se à Casa Rosada para a posse dos funcionários que comporão seu gabinete, sob o olhar de chefes de estado e de governo de todo o mundo que o acompanharam.
Início da cerimônia de posse com a presença de líderes internacionais
A cerimônia de posse do gabinete nacional pelo presidente Javier Milei começou com a recepção dos chefes de estado estrangeiros e suas delegações presentes na posse presidencial. Ao seu lado estavam a recém-eleita vice-presidente Victoria Villarruel e Diana Mondino, a chanceler do governo libertário.
Com abraços, sorrisos e cumprimentos, Milei foi saudado pelos chefes de estado e de governo que passaram um a um, em uma ordem que não foi alfabética, começando com o rei da Espanha, Felipe VI; seguido pelos líderes regionais, incluindo o uruguaio Luis Lacalle Pou e o paraguaio Santiago Peña; e por último, os europeus, como o ucraniano Volodímir Zelenski, o húngaro Viktor Orbán e o armênio Khachaturyan Vahagn.
Os ministros de Milei
Os titulares das pastas confirmados que integrarão o governo, sob a coordenação do chefe de Gabinete, Nicolás Posse, são:
- Luis "Toto" Caputo, como ministro da Economia.
- Guillermo Francos, como ministro do Interior.
- Patricia Bullrich, como ministra da Segurança.
- Mariano Cúneo Libarona, ministro da Justiça.
- Sandra Pettovello, como ministra de Recursos Humanos.
- Guillermo Ferraro, como ministro da Infraestrutura.
- Luis Petri, ministro da Defesa.
- Diana Mondino, como ministra das Relações Exteriores.
- Mario Russo, como ministro da Saúde.