PUBLICIDADE

As notícias que você precisa saber para começar o seu dia

23 jan 2020 - 05h30
Compartilhar
Ministros Luiz Fux e Dias Toffoli durante sessão do STF
07/11/2019 REUTERS/Ueslei Marcelino
Ministros Luiz Fux e Dias Toffoli durante sessão do STF 07/11/2019 REUTERS/Ueslei Marcelino
Foto: Reuters

Saiba o que aconteceu de mais importante no Brasil e no mundo e comece o dia bem informado:

São Paulo, Flamengo, Cruzeiro e Palmeiras vencem

Pablo (esquerda) comemora seu gol com Juanfran.
Pablo (esquerda) comemora seu gol com Juanfran.
Foto: Esdras Martins / O Fotográfico / Estadão Conteúdo

A noite de futebol foi boa para os torcedores de São Paulo, Flamengo, Cruzeiro e Palmeiras. Pelo Campeonato Paulista, o Tricolor e o Alviverde largaram com o pé direito ao vencer, respectivamente, Água Santa e Ituano. Enquanto o São Paulo fez 2 a 0 no Morumbi, com gols de Pablo e Daniel Alves, o Palmeiras acordou no segundo tempo e goleou fora de casa por 4 a 0, com gols de Marcos Rocha, Lucas Lima, Zé Rafael e Willian. Pela segunda rodada do Carioca, os garotos do Flamengo levaram a melhor sobre o time alternartivo do Vasco, com Lucas Silva marcando o gol da vitória por 1 a 0. Já pelo Campeonato Mineiro, o Cruzeiro estreou com o pé-direito ao fazer 2 a 0 em cima do Boa Esporte, no Mineirão. Por outro lado, o Grêmio começou o Gauchão com o pé esquerdo, sendo derrotado em casa pelo Caxias, pelo placar de 2 a 0.

Fux suspende juiz de garantias por tempo indeterminado

O ministro do STF Luiz Fux
O ministro do STF Luiz Fux
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil / Estadão Conteúdo

O vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, decidiu nesta quarta-feira suspender por tempo indeterminado a implantação do juiz de garantias, figura prevista na lei anticrime sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro. O entendimento de Fux derruba a determinação do presidente do STF, ministro Dias Toffoli, que havia prorrogado por seis meses o prazo de adoção da medida e até definido uma regra de transição para os processos em andamento no País. Em resposta à decisão, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), classificou a medida como "desnecessária" e "desrespeitosa" com o Congresso, o presidente Jair Bolsonaro e o presidente do STF, Dias Toffoli. Para o presidente da Câmara, decisões como a de Fux enfraquecem a segurança institucional do País.

Juiz manda soltar preso por hackear celular de Moro

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, em noite de participação no programa Roda Viva, da TV Cultura
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, em noite de participação no programa Roda Viva, da TV Cultura
Foto: MARIVALDO OLIVEIRA / Estadão Conteúdo

O juiz federal da 10ª Vara de Brasília Ricardo Soares Leite determinou a soltura de Danilo Cristiano Marques, alvo da Operação Spoofing e um dos sete denunciados por suposto hackeamento de mensagens de integrantes da força-tarefa da Operação Lava Jato, juízes, procuradores, e o ministro da Justiça, Sergio Moro. Entre as medidas restritivas impostas a Danilo como condição de sua liberdade estão a proibição de usar a internet e aplicativos de celular. Danilo é alvo da mesma acusação oferecida pelo procurador da República Wellington Divino Marques contra o jornalista Glenn Greenwald. O hacker é acusado de ser "testa-de-ferro" de Walter Delgatti Neto, o "Vermelho" - responsável pelas invasões -, proporcionando meios materiais para que o líder executasse os crimes.

Bolsonaro estuda recriação de ministério

Bolsonaro, ao sair do Palácio da Alvorada 9/1/2020 REUTERS/Adriano Machado
Bolsonaro, ao sair do Palácio da Alvorada 9/1/2020 REUTERS/Adriano Machado
Foto: Reuters

O presidente Jair Bolsonaro afirmou que o governo avaliará a possível recriação do Ministério da Segurança Pública. As funções dessa área estão atualmente sob o comando de Sergio Moro no Ministério da Justiça e Segurança Pública. A declaração do presidente ocorreu em encontro no Palácio do Planalto com secretários estaduais de Segurança, sem a presença de Moro. O presidente avaliou que há um anseio popular em relação à segurança e que este é o "ponto mais sensível" em cada estado. Na reunião, secretários também sugeriram, em especial, a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para materiais de segurança e novas possibilidades de financiamento para o setor.

Câmara pode votar autonomia do BC no primeiro trimestre

Edifício-sede do Banco Central, em Brasília
29/10/2019
REUTERS/Adriano Machado
Edifício-sede do Banco Central, em Brasília 29/10/2019 REUTERS/Adriano Machado
Foto: Reuters

Os projetos de autonomia formal do Banco Central e de modernização da legislação cambial estão prontos para serem votados e podem ser apreciados na Câmara dos Deputados ainda no primeiro trimestre, afirmou o presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Falando a jornalistas após reunião com o presidente do BC, Roberto Campos Neto, na residência oficial da Câmara, Maia pontuou que precisa conversar com os líderes antes de cravar uma expectativa mais precisa para o calendário legislativo. 

Veja também:

'Espião Animal': diretores querem divertir toda família:
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade