Argentina: Governo Milei apresenta Lisandro Catalán como novo Ministro do Interior
O presidente argentino Javier Milei nomeou Lisandro Catalán como seu novo Ministro do Interior nesta quarta-feira (10). Para analistas, trata-se de uma tentativa de reativar o diálogo com os governadores diante da crise política e econômica que se agravou após a derrota eleitoral do partido La Libertad Avanza, na província de Buenos Aires, no último domingo.
Até agora, Catalán ocupava o cargo de Subchefe de Gabinete do Interior e era o braço direito de Guillermo Francos, que anunciou de forma um tanto atípica uma decisão que também envolve a retomada de um ministério que havia sido extinto em 2024. Ele fez isso marcando o governante em uma mensagem em sua conta X, que tem como foco principal a apresentação de uma nova Junta Federal .
"Seguindo as instruções do presidente @jmilei, com o objetivo de retomar o diálogo com governadores com ideias semelhantes , formamos a Mesa Redonda Federal junto com o Ministro da Economia @LuisCaputoAR e o novo Ministro do Interior @catalanlisandro", publicou Francos.
Quem é Lisandro Catalán, o novo Ministro de Milei?
Catalán trabalhou com Francos na Fundação Acordar, que apoiou a candidatura presidencial de Daniel Scioli em 2015. na época, Milei atuava como "economista-chefe".
O jornalista Juan Luis González fez um post, assim que a notícia foi divulgada que Catalán também foi "um dos diretores do Banco Província durante os anos em que Scioli pagava a Milei aproximadamente US$ 3.000.000 por mês". Além disso, mencionou que "todos os envolvidos nessa cadeia de pagamentos ao Loco — desde Francos, então presidente do banco — ocupam cargos neste governo".
Catalán também trabalhou no governo de Alberto Fernández no Ministério do Interior, chefiado por Eduardo "Wado" de Pedro. Antes de se tornar Subchefe de Gabinete do Ministério do Interior na atual administração, Catalán foi chefe do Registro Nacional de Reincidência do Ministério da Justiça.