AirCar 2: Conheça carro voador que chega em 2026
Após um grande boom nas vendas de carros elétricos no mercado brasileiro, um novo meio de transporte começa a criar um ambiente de competição. A Klein Vision, empresa aeroespacial eslovaca, anunciou que teve a certificação de voo aprovada para seu carro voador, o AirCar 2.
Com mais de 170 horas de voo e 500 decolagens e pousos, provando sua segurança e confiabilidade, o carro voador da Klein Vision deixa de ser apenas um protótipo. A partir de agora, ele se torna uma máquina com a capacidade de se transformar de um elegante carro esportivo para uma aeronave de asa fixa em apenas 90 segundos.
Esse marco histórico abre as portas para a produção em massa do AirCAR 2 e o veículo, que parece ter saído de um filme de ficção científica, deve ser lançado ao consumidor comum. O lançamento está previsto para 2026 e o preço inicial estimado está entre US$ 800.000 e US$ 1,2 milhão, dependendo da configuração.
O valor posiciona o AirCar 2 como um item de luxo e uma verdadeira revolução tecnológica para o transporte pessoal. É esperado que esse seja o primeiro carro voador comercialmente disponível em mais de 75 anos.
O que esperar do AirCar 2?
Inicialmente, o modelo se apresenta como um cupê europeu, mas pode ser transformado em segundos. As asas se desdobram do corpo enquanto a cauda se estende para dar estabilidade e a tração nas quatro rodas é desacoplada para conectar o motor V6 à hélice traseira.
Em relação ao desempenho, o AirCar 2 atinge até 135 nós, equivalente a 250 km/h, com um alcance de voo de até 1.000 km e altitude máxima de 10.000 pés, estendida para 18.000 pés com o uso de tanques de oxigênio. Assim, o modelo deve realizar viagens longas em rápidos trajetos aéreos.
O AirCar 2 comporta dois adultos confortavelmente e funciona à base de gasolina premium, de forma que o abastecimento do veículo pode ser realizado em postos de combustível comuns. Enquanto isso, o motor V6 de 3,2 litros possui 280 cv, com a possibilidade de uma versão turbinada com 340 cv. Já em terra, assim como um carro esportivo de alta gama, ele é capaz de acelerar até 200 km/h.
A principal diferença entre o modelo da Klein Vision e outros protótipos é sua certificação oficial. No momento, a marca está em busca de uma dupla certificação junto à EASA (Agência Europeia para a Segurança da Aviação) e à FAA (Administração Federal de Aviação dos EUA).
Ver essa foto no Instagram