PUBLICIDADE

Agricultor francês ganha processo contra Monsanto

Justiça responsabiliza empresa por problemas neurológicos de homem que diz ter inalada herbicida acidentalmente; ele exige 1 milhão de euros

11 abr 2019 - 17h29
(atualizado às 17h38)
Compartilhar
Exibir comentários

Um tribunal francês decidiu nesta quinta-feira (11) que a Monsanto é responsável por problemas de saúde de um fazendeiro que inalou um de seus herbicidas, em mais um revés legal para a empresa, que pertence à companhia alemã Bayer.

Na mais recente etapa de uma disputa legal que de uma década, o tribunal de apelações em Lyon deliberou em favor do agricultor Paul François, que acusa o herbicida da marca Lasso, da Monsanto - que desde 2007 é proibido na França -, de ser responsável por seus problemas de saúde e afirma que a rotulagem do produto era inadequada.

Produto produzido pela Monsanto
Produto produzido pela Monsanto
Foto: Divulgação / Estadão Conteúdo

François, de 55 anos, diz que sofreu problemas neurológicos, incluindo perda de memória, desmaios e dores de cabeça, por inalar acidentalmente o agrotóxico Lasso em 2004, enquanto trabalhava em sua fazenda.

"O senhor François conclui, justificadamente, que o produto, devido à sua rotulagem inadequada, que não respeitava os regulamentos, não oferecia o nível de segurança que ele legitimamente deveria esperar", justificou o tribunal.

O veredicto, no entanto, não determinou uma compensação para o agricultor, que agora será considerada por outro tribunal em Lyon. François pede uma indenização de cerca de 1 milhão de euros.

A Bayer, que adquiriu a Monsanto no ano passado em um acordo de 63 bilhões de dólares, disse que considera todas as suas opções legais, incluindo um recurso perante a mais alta corte da França.

REUTERS/Brendan McDermid
REUTERS/Brendan McDermid
Foto: Reuters

A gigante alemã da indústria química acrescentou que defensivos agrícolas "não representam um risco para a saúde humana, se forem utilizados de acordo com os termos de uso estabelecidos na sua aprovação regulatória".

Nos EUA, a Bayer enfrenta uma onda de processos por causa do herbicida Roundup, um produto da Monsanto. O principal ingrediente da marca é o controverso herbicida glifosato, amplamente utilizado ao redor do mundo, apesar de ter sido classificado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como "provavelmente cancerígeno" em 2015. A companhia enfrenta no país em torno de 11.200 processos envolvendo a substância.

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade