Adolescente é resgatado após passar duas horas preso em árvore durante alagamento em Campo Bom
Barco virou no Rio dos Sinos e jovem de 17 anos ficou agarrado em árvore; militar do Exército realizou o resgate
Um adolescente de 17 anos foi resgatado após passar cerca de duas horas preso em uma árvore, na cidade de Campo Bom, na Região Metropolitana de Porto Alegre, neste sábado (21). O jovem foi surpreendido pela forte correnteza do Rio dos Sinos, que causou o tombamento da embarcação em que ele pescava.
Segundo informações do 3º Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar, o adolescente estava sozinho em um pequeno barco, que acabou virando ao colidir com galhos submersos no rio, cuja altura ultrapassava a cota de inundação, atingindo 7,32 metros pela manhã — o nível de alerta é de 7,20 metros.
Após o acidente, ele se agarrou a uma árvore para não ser levado pela água. Os bombeiros tentaram realizar o resgate por bote e helicóptero, mas as condições da área alagada impossibilitaram o acesso seguro.
O salvamento só foi possível graças à ação voluntária do sargento do Exército Leonardo da Rosa Alexandre, que mora próximo ao local. Utilizando cordas e enfrentando a correnteza pelo mato, o militar conseguiu alcançar o jovem e trazê-lo de volta à margem com segurança.
"Me prendi na corda, peguei ele com as mãos e trouxe de volta. Era a única forma", relatou o sargento, que não atuou sob coordenação dos bombeiros. A corporação informou que o resgate foi feito sem o conhecimento prévio da equipe, mas reconheceu a iniciativa.
O adolescente foi atendido pela equipe de resgate e encaminhado ao hospital municipal de Campo Bom com sintomas de hipotermia, mas sem ferimentos graves.