ACIDENTE NO TL2: Entenda possíveis punições para Charles Leclerc
Durante o segundo treino livre do GP de Singapura, nesta sexta-feira (3), Charles Leclerc causou um acidente no pitlane e bateu em Lando Norris após um 'unsafe release'. O piloto da Ferrari está sendo investigado pelos comissários e pode ser punido.
Com apenas 20 minutos para o final do TL2, Liam Lawson causou uma bandeira vermelha enquanto divos pilotos estavam começando a fazer as simulações de classificação com pneus macios. Por isso, quando a situação foi normalizada e o treino reiniciado, todos os pilotos foram liberados imediatamente por suas equipes.
Em busca de recuperar o tempo perdido durante a bandeira vermelha, a equipe da Ferrari responsável por Charles Leclerc liberou o piloto no momento errado, colocando-o no caminho de Norris. A McLaren foi prensada contra a parede e teve sua asa dianteira quebrada.
"Eu acabei de bater", disse o piloto de número 4 em uma mensagem de rádio após o acidente. "Ele simplesmente bateu em mim".
Após o incidente, Lando Norris foi forçado a retornar para os boxes e trocar a peça danificada. O britânico, no entanto, conseguiu participar do resto do treino e finalizou o TL2 em quinto lugar, enquanto Leclerc ficou na nona posição. Os dois pilotos foram convocados pelos comissários após a sessão para conversar sobre o acidente e auxiliar na investigação.
Quais são as punições possíveis para Charles Leclerc?
A Fórmula 1, assim como todas as grandes categorias, possui um rigoroso regulamento com diferentes tipos de punições dependendo da gravidade da infração e o momento em que ela ocorreu. As punições são dadas com base na investigação de comissários.
No caso de Charles Leclerc, a infração conhecida como 'unsanfe release', ou saída insegura, em caso de treino livre, possui uma pena mais leve e variável a depender da decisão dos responsáveis em avaliar a situação. Caso a culpa seja atribuída a um erro da equipe, a Ferrari deverá pagar uma multa com valor determinado pelo regulamento.
É possível que a comissão entenda que a culpa, no entanto, foi do piloto que cometeu a infração. Nesse caso, Charles Leclerc recebe apenas uma reprimenda. Cada piloto pode acumular quatro reprimendas em uma temporada, no caso de uma quinta, ele recebe uma penalidade de 10 posições no grid.
Investigação concluída
Foi determinado pelo grupo de comissários da FIA, após uma investigação completa, incluindo testemunhos dos dois pilotos, que a culpa do acidente ocorrido durante o TL2 no circuito Marina Bay é da Scuderia Ferrari. A equipe recebeu uma multa de 100 mil euros como punição e Charles Leclerc não deve ser afetado em pista.
Ver essa foto no Instagram