'Achei que era um cachorro', diz motoboy que salvou bebê encontrada engatinhando sozinha no ES
Menina de 1 ano foi resgatada por motociclista na madrugada de quinta-feira no Espírito Santo; mãe foi autuada em flagrante por abandono de incapaz
Uma madrugada que tinha tudo para terminar em tragédia se transformou em uma história de alento e solidariedade na Grande Vitória. Uma bebê de aproximadamente 1 ano de idade foi encontrada engatinhando completamente sozinha, vestindo apenas fralda, no meio de uma avenida movimentada do bairro Barramares, localizado em Vila Velha. O caso aconteceu durante a madrugada e mobilizou moradores da região após a menina percorrer um trajeto de cerca de 130 metros desamparada. O salvamento foi realizado por um motoboy que passava pelo local no momento exato e interveio ao perceber o perigo iminente.
Motoboy encontra criança em avenida de Vila Velha
O trabalhador relatou o susto inicial ao avistar a cena incomum na pista escura. "Pensei que era um cachorro", relatou o motoboy aos vizinhos que acordaram com os seus chamados de socorro. Um casal de moradores da localidade escutou os gritos do motociclista pedindo ajuda e foi averiguar a situação. Segundo as testemunhas ao g1, o piloto explicou que primeiramente visualizou apenas um vulto atravessando a via pública. "Ele falou que, quando vinha de moto, viu um vulto atravessando a rua e achou que fosse um cachorrinho. Quando chegou perto, viu que era uma criança. Ela olhou para ele e começou a chorar. Foi quando ele parou a moto", contou um morador, que preferiu não se identificar. Diante do cenário, o condutor se recusou a abandonar o local antes que a menina estivesse totalmente segura. "Ele falou: 'Não posso ligar minha moto e deixar essa criança aqui. Eu sou um ser humano'", lembrou o vizinho ao g1.
Vizinhos acolhem menina que estava apenas de fralda
Imagens registradas por câmeras de segurança da região confirmaram que a bebê engatinhava pela calçada por volta da 1h da manhã, sem qualquer supervisão de adultos. Uma moradora do bairro foi uma das primeiras pessoas a prestar o acolhimento físico à pequena e detalhou o estado de vulnerabilidade em que ela se encontrava. "Não dava para imaginar que era uma criança. Quando cheguei mais perto, peguei ela no colo. Estava gelada, fria, só de fralda. Peguei uma roupa da minha filha, uma meia, uma blusa, uma coberta para aquecê-la", contou a mulher emocionada. O sentimento de urgência tomou conta das testemunhas envolvidas no resgate. "A gente não pensa duas vezes em ajudar. É uma criança indefesa. Poderia ter sido atropelada ou alguém mal-intencionado poderia ter feito uma maldade com ela", desabafou a vizinha ao g1. Enquanto o grupo protegia a menina, uma viatura da Polícia Militar que realizava o patrulhamento de rotina passou pela rua. "Os policiais passaram bem na hora. Eu gritei que tinha encontrado uma criança. Eles até demoraram para acreditar no que estavam vendo", relatou a moradora.
Mãe é presa por abandono de incapaz após festa
A menina foi entregue imediatamente aos cuidados do Conselho Tutelar. Cerca de quatro horas após o resgate da criança, a mãe, de 34 anos, procurou as autoridades policiais para relatar o desaparecimento da filha. Em seu depoimento para a Polícia Militar, a mulher revelou que havia saído de casa durante a madrugada para ir a uma festa e que decidiu deixar a bebê sob os cuidados do seu outro filho, um adolescente de 15 anos. Ao retornar do evento, ela notou a ausência da menina na residência. A mulher recebeu voz de prisão e foi conduzida para a Delegacia Regional de Vila Velha. A Polícia Civil informou que a mãe foi autuada em flagrante pelo crime de abandono de incapaz e transferida para o Centro Prisional Feminino de Cariacica. O Conselho Tutelar comunicou que a criança permanece em acolhimento institucional e que a guarda só será liberada para familiares mediante autorização da Justiça.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.