Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

A Coordenação Pedagógica em Questão: Diálogos nos Círculos de Debates

Obra de Elisabete Ferreira Esteves Campos

4 mai 2017 - 10h59
Compartilhar
Exibir comentários

A coordenação pedagógica tem um papel fundamental para os estudantes e principalmente para os professores. Para ser bem-sucedida, a coordenação exige saberes pedagógicos da docência, além de liderança e compreensão de contextos práticos e teóricos. Elisabete Ferreira Esteves Campos criou a obra A Coordenação Pedagógica em Questão: Diálogos nos Círculos de Debates, a partir de diálogos com um grupo de professoras que assumiu a coordenação pedagógica de escolas públicas, no desenvolvimento de uma pesquisa-ação.

Foto: DINO

Foram destacados pela autora os desafios enfrentados pelas professoras coordenadoras em seu cotidiano que, ao ser analisado coletivamente, revelou caminhos e possibilidades na construção de uma práxis que opera e transforma o universo escolar. Os desafios enfrentados no desempenho da coordenação pedagógica, os caminhos e possibilidades para a gradativa construção de um processo educativo de melhor qualidade, são discutidos tendo em vista um trabalho coletivo e emancipador.

Ao enfrentar a complexidade da tarefa de coordenação pedagógica na escola, a obra nos indica que esta tarefa pressupõe direcionar, supervisionar e desencadear processos de autoformação continuada, sempre na perspectiva coletiva, e em condições de dignidade profissional: com tempo/espaço e salário adequados para a formação em serviço. Cabe, portanto, à coordenação pedagógica organizar espaços, tempos e processos que considerem que as práticas educativas e pedagógicas só poderão ser transformadas a partir da compreensão dos pressupostos teóricos que as organizam e das condições dadas historicamente.

Esta obra vem realçar algo fundamental, qual seja: a tarefa pedagógica na escola pode e deve funcionar como a interlocutora interpretativa das teorias implícitas nas práxis e como a mediadora de sua transformação, para fins cada vez mais emancipatórios.

Sobre a autora:

Elisabete Ferreira Esteves Campos é pedagoga, mestre e doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Foi docente na Educação Básica, atuou na Equipe Técnico-Pedagógica da Secretaria de Educação do Município de São Bernardo do Campo e assumiu a chefia da Seção de Educação Básica. Participou de grupos de pesquisa, incluindo o Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Formação de Educadores, da Universidade de São Paulo. Atualmente é professora do Centro Universitário da Fundação Santo André, assume aulas em cursos de pós-graduação como professora convidada e integra o Grupo de Pesquisa Práticas Pedagógicas: Pesquisa e Formação, da Universidade Católica de Santos.

Ficha Técnica

Editora: Paco Editorial

Autor: Elisabete Ferreira Esteves Campos

Páginas: 228

Formato: 14x21 cm

ISBN: 9788546201969

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade