Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

75 anos da televisão nacional: relembre a primeira sitcom brasileira

Considerada a primeira sitcom do país, "Shazan - Xerife & Cia" é homenageada no livro "Camicleta - Manual dos Proprietários"

30 abr 2025 - 11h48
Compartilhar
Exibir comentários
Considerada a primeira sitcom do país, “Shazan – Xerife & Cia” é homenageada no livro “Camicleta - Manual dos Proprietários”
Considerada a primeira sitcom do país, “Shazan – Xerife & Cia” é homenageada no livro “Camicleta - Manual dos Proprietários”
Foto: Reprodução/Acervo de Marco Antonio Cândido / Contigo

No 75º aniversário da televisão nacional, a série de sucesso "Shazan - Xerife & Cia", que acompanhava as aventuras dos mecânicos Shazan (Paulo José) e Xerife (Flávio Migliaccio), ganha livro com os bastidores inéditos da trama. "Camicleta - Manual dos Proprietários", do pesquisador e escritor Saulo Adami, apresenta ainda entrevista exclusiva com Walther Negrão, criador do seriado.

Relembre a sitcom

Considerada a primeira sitcom brasileira, a obra em questão acompanha a saga de dois amigos que nasceram e cresceram em Nova Esperança, interior de São Paulo, e construíram uma bicicleta voadora. Criada em 1972, a trama revolucionou ao levar o circo para a televisão e denunciar as mazelas sociais da época.

"Durante minhas pesquisas, localizei dois episódios e 14 capítulos preservados pelo doutor em teledramaturgia Mauro Alencar, que assina o prefácio do livro. Alguns desses capítulos estavam em antigas fitas que batizei de VHS Kinder Ovo porque, em geral, traziam surpresas na forma de mais conteúdo do que aquele que estava anotado na etiqueta. Todos os episódios localizados foram decupados e constam do livro, assim como as sinopses dos episódios e capítulos levados ao ar", explica Saulo Adami.

Detalhes da obra

Com base em uma vasta pesquisa, Saulo Adami lança uma nova edição de "Camicleta - Manual dos Proprietários", em que reúne informações dos bastidores da trama e curiosidades inéditas, como ter sido uma das atrações mais assistidas do país na década de 70. Além disso, o pesquisador apresenta fotografias exclusivas e homenagens artísticas. Uma verdadeira aventura no passado para quem é apaixonado pela teledramaturgia brasileira.

SANDRA ANNENBERG CELEBRA OS 60 ANOS DA GLOBO AO LADO DO MARIDO

Celebrando o sexagenário TV Globo no Show 60 anos desta segunda-feira (28), Sandra Annenberg, 56, marcou presença na festa ao lado de seu marido Ernesto Paglia, 66, também jornalista da emissora. No post feito em sua conta no Instagram, Annenberg aproveitou para relembrar a jornada dos dois, que se conheceram no trabalho. 

A jornalista escreveu na legenda tudo que os dois viveram juntos neste tempo em que colaboram lá: "Foi aqui que... nos conhecemos, nos apaixonamos, nos casamos e fizemos nossa família!" O casal teve uma trajetória improvável e se apaixonaram quando ela chegou ao Fantástico, em 1990. 

Contigo Contigo
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade