Zezé Di Camargo é criticado por imitar movimento de homem com autismo
Vídeo ganhou repercussão e internautas apontaram capacitismo na atitude. Entenda o que o movimento, conhecido como estereotipia
Esta semana, um vídeo em que dois gêmeos autistas conhecem os cantores Zezé Di Camargo e Luciano em um show na Arena das Dunas, em Natal, ganhou repercussão nas redes sociais. Isso porque Zezé imita a estereotipia de um dos gêmeos, que é um movimento feito de forma repetitiva, como uma forma de “brincar” com o homem.
O show aconteceu no último sábado, 24, e os gêmeos no vídeo são Augusto e Ângelo Maia, que têm mais de 100 mil seguidores no Instagram, onde mostram um pouco suas vidas.
Estereotipia
A estereotipia é o termo usado para descrever os movimentos corporais repetitivos, como balançar o corpo, bater as mãos e agitar os dedos, ou movimentar objetos repetidamente de uma pessoa autista. Esses comportamentos podem ser realizados com ou sem um propósito aparente e podem variar de pessoa para pessoa.
Mesmo que uma pessoa imite os movimentos repetitivos de um autista como uma forma de brincar com ele, é desrespeitoso e capacitista porque autistas têm suas maneiras únicas de se expressar e a estereotipia é uma delas.
Nas redes sociais, internautas apontaram o capacitismo presente na atitude do cantor. "O fã estava se expressando de sua maneira única e particular, e jamais deveria ter passado por isso num momento como esse", escreveu o influenciador Ivan Baron.
Tá circulando esse vídeo do Zezé de Camargo conversando com 2 gêmeos Autistas e involuntariamente ele imita a estereotipia de um deles. Problemático né? O fã estava se expressando de sua maneira única e particular, e jamais deveria ter passado por isso num momento como esse. pic.twitter.com/Tz0F6ClsN8
— Ivan Baron 🦯 (@ivanbaron) June 26, 2023
Veja também: