Máquina que libera comprimidos de PrEP e PEP é lançada na Feira da Diversidade
Coordenadoria de IST/Aids de São Paulo disponibilizará serviço de retirada de frascos em estação de metrô
A Coordenadoria de IST/Aids da Prefeitura de São Paulo lançou um sistema para disponibilizar profilaxias pré e pós-exposição ao HIV.
A coordenadoria de IST/Aids da Prefeitura de São Paulo lançou nesta quinta-feira, 30, durante a Feira Cultural da Diversidade LGBT+, no Memorial da América Latina, um novo sistema de disponibilização das profilaxias pré e pós-exposição ao HIV (PrEP e PEP). No estande do órgão, é possível conferir uma máquina automática que fornece os frascos com os comprimidos, além de autotestes de HIV.
O Terra é o veículo oficial da Parada SP, que tem cobertura patrocinada por Vivo, Amstel e L'Oreal
Inicialmente, a máquina estará disponível dentro da estação do metrô Vila Sônia (linha amarela em SP), pela grande circulação de pessoas. A Secretaria Municipal da Saúde deve ampliar para outros pontos da cidade no futuro.
O sistema funcionará para usuários que realizarem teleconsultas por meio do canal SPrEP - PrEP e PEP online, disponível no aplicativo e-saúdeSP. Depois de realizar a consulta, o usuário receberá receita e um QR Code, que será lido pela máquina. Com isso, o medicamento prescrito será liberado.
Ao Terra, o coordenador do setor de prevenção da coordenadoria de IST/Aids em São Paulo, Adriano Queiroz da SIlva, explicou que ser "importante inaugurar a máquina aqui, na Feira, porque a gente sabe que a população LGBTQIA+ é a população mais afetada pelo HIV no Brasil". "É importante mostrar para as pessoas que é possível acessar a prevenção de uma forma fácil na cidade", diz Adriano.
Durante a Feira, equipe da Coordenadoria também ofertou testes para sífilis e distribuiu preservativos internos e externos, além de gel lubrificante.
Para acessar a PrEP e a PEP, além da Estação Prevenção e das unidades convencionais da rede especializada, basta acessar a plataforma SPrEP – PrEP e PEP online dentro do aplicativo e-saúdeSP. O serviço funciona todos os dias, inclusive finais de semana e feriados, das 18h às 22h.
Organizada pela ParadaSP - Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, a feira conta com mais de 200 expositores, além de dois palcos com apresentações, oficinas, palestras e roda de conversas com entrada gratuita.
O evento também conta com ativações de saúde, em especial sexual e reprodutiva, com distribuição de preservativos e lubrificante, além de materiais sobre prevenção combinada e outros métodos de cuidado.
23ª Feira Cultural da Diversidade LGBT+
Data: 30 de maio de 2024, quinta-feira, das 10h às 21h
Local: Memorial da América Latina - Av. Auro Soares de Moura Andrade, 660 - Barra Funda, São Paulo - SP
Entrada: Gratuita com pré-cadastro online no link da Sympla
Como chegar: Metrô Barra Funda (Linha Vermelha), táxi, aplicativo, ônibus Terminal Barra Funda ou carro (estacionamento pago no local)